Notícias

1ª chamada dos excedentes dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a distância da UEMA

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMAnet, torna público aos interessados, a 1ª chamada dos excedentes dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR, EDUCAÇÃO ESPECIAL/EDUCAÇÃO INCLUSIVA E GESTÃO PÚBLICA, na modalidade a distância, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil, referente ao Edital n° 26/2017 PPG/CPG/UEMA.
Informamos que as matrículas estarão abertas no período de 23.10.2017 a 25.10.2017. As demais orientações necessárias para realização da matrícula estão contidas no Edital de Convocação  N.º 01/2017 – PPG/CPG/UEMA.

Professor Doutor Daniel Marcondes Gohn apresenta palestra Educação Musical a Distância na Semana de Música da UEMA

Aunos de música de Bacabal

Aunos de música de Bacabal

1 4 3 2A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) está promovendo mais uma Semana de Música, agora também, com a participação de alunos e professores do Curso de Música Licenciatura, aprovados no mais recente processo seletivo em Ensino a Distância (EaD).

O evento teve sua abertura nesta terça (17/10), com apresentação artística de alunos EaD tocando o hino Nacional e um recital com a Orquestra de Violões   UEMA/EMEM. O evento continua até amanhã (19/10) com palestras, oficinas e apresentações artísticas.

Na manhã desta quarta (17/10), no Auditório do Núcleo de Tecnologias para Educação da UEMA (UEMAnet), o Professor Doutor Daniel Marcondes Gohn esteve apresentando a palestra Educação Musical a Distância com relatos de sua experiência no Brasil e Estados Unidos.

“Estamos muito alegres com a significativa participação dos nossos alunos, inclusive por web conference, além de caravanas vindas do interior do Estado para estarem aqui conosco nesse evento tão importante” afirmou a Profa. Jucilene Lise Coordenadora do Curso de Música EaD.

Os acadêmicos da Licenciatura em Música EaD e presencial somam aproximadamente 120 alunos distribuídos em 20 polos no estado do Maranhão.

ATUALIZAÇÃO DOS ENDEREÇOS DOS CENTROS/POLOS PARA REALIZAÇÃO DE MATRÍCULA -AÇAILÂNDIA E ARARI

RETIFICAÇÃO N° 01 DO EDITAL DE CONVOCAÇÃO N.º 01/2017 – PPG/UEMA O Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMAnet torna público para conhecimento dos interessados que o Edital N.° 01/2017, relativo às normas e instruções para matrícula nos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Educacional e Escolar, Educação Especial/Educação Inclusiva e Gestão Pública, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB, na modalidade à distância.

 

5ª chamada do EAD 

5ª Chamada Vestibular UEMA EaD 2017

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Graduação, considerando a autorização de aditamento das vagas ofertadas das Licenciaturas/EAD, proferida pela Coordenação Geral de Programas e Cursos em EAD/CAPES, torna público, a convocação, em caráter excepcional dos candidatos excedentes para o primeiro semestre de 2017, obedecendo, rigorosamente, à ordem decrescente de pontos obtidos,conforme a ordem de classificação, de acordo com relação anexa, do Processo Seletivo Simplificado do Vestibular EAD/2017, regido pelo Edital nº 195/2016- Reitoria/ UEMA, e estabelece normas e procedimentos para as matrículas nos seus Curso de Graduação na modalidade à distância, no primeiro semestre de 2017.

5ª chamada do EAD NOMES 

 

UEMANET 17 _EDITAL DE CONVOCAÇÃO 2017

INSTRUÇÕES PARA MATRÍCULA – Edital de Convocação N.° 01/2017 – PPG/CPG/UEMA

Torna público, para conhecimento dos interessados, o Edital de Convocação N.º 01/2017 – PPG/CPG/UEMA, com as normas e instruções para as matrículas nos Cursos de Pós-Graduação Lato sensu em Gestão Educacional e Escolar, Educação Especial/Educação Inclusiva e Gestão Pública, na modalidade a distância, para o segundo semestre de 2017, conforme Edital N.° 26/2017 – PPG/CPG/UEMA.

 

 

 

EDITAL-Nº01-2017-CONVOCAÇÃO-DE-MATRÍCULA-CURSOS-EAD936

Resultado Definitivo da Seleção Simplificada para os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR, EDUCAÇÃO ESPECIAL/EDUCAÇÃO INCLUSIVA E GESTÃO PÚBLICA

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Nucleo de Tecnologias para Educação – UEMAnet, torna público aos interessados, o resultado definitivo da Seleção Simplificada para os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR, EDUCAÇÃO ESPECIAL/EDUCAÇÃO INCLUSIVA E GESTÃO PÚBLICA, na modalidade a distância, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil, referente ao Edital n° 26/2017 PPG/CPG/UEMA.

Ressaltamos que as vagas ociosas foram todas migradas para o Polo de São Luís, por possuir maior demanda.
Ademais, informamos que as matrículas estarão abertas no período de 09.10 a 14.10.2017. Todas as orientações necessárias para realização da matrícula estarão contidas no edital de convocação que será publicado dia 06 de outubro.

Acontece em São Luís o Encontro Regional Nordeste dos Coordenadores de Polo da Universidade Aberta do Brasil

IMG_7510 IMG_7511 IMG_7514 IMG_7526

IMG-20171004-WA0071

Iniciou nesta manhã no Rio Poty Hotel, o Encontro Regional Nordeste dos Coordenadores de Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), entidade que congrega instituições públicas que oferecem Educação a Distância (EaD) no Brasil. A UAB é ligada ao Ministério da Educação através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Na cerimônia de abertura, a mesa foi composta com a presença da Coordenadora Geral de Inovação em Ensino a Distância, Profª. Dra. Margo Gomes de Oliveira Karnikowski, da Coordenadora UAB Profª. Ilka Márcia R. de Souza Serra, Presidente do Fórum Nacional de Coordenadores de Polos UAB, e do Prof. Marcelo Cheches reapresentando a Universidade Estadual do Maranhão e do Prof. Me. Edilson Carlos Balzzan, , Presidente interino do Fórum Nacional de Coordenadores de Polos UAB,
Sistema UAB é o maior sistema de fomento de cursos em EaD em instituições públicas de Ensino Superior (IPES) no Brasil. A UAB conta com cerca de 180 mil alunos em 706 polos em 107 IPES espalhadas pelo Brasil. Desde a fundação do Sistema, mais de 190 mil alunos já foram formados nos mais diversos cursos EaD.
Participam também do evento, coordenadores de polo além de técnicos em Educação mediada por Tecnologia das IPES nordestinas.
Ainda na manhã desta quarta, a Profª. Dra. Margo Gomes de Oliveira Karnikowski ministrou a palestra: Contexto Atual do Sistema Universidade Aberto do Brasil. O Encontro encerra nesta quinta-feira e na sua programação oferecerá várias palestras, reuniões de gestão e debates.

Reunião Extraordinária dos Coordenadores de Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Estado do Maranhão acontece na UEMA

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) recebeu na tarde desta terça (03/10) no Auditório do Núcleo de Tecologias para Educação (Uemanet) Reunião Extraordinária dos Coordenadores de Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Estado do Maranhão.

Com o objetivo de discutir ações importantes para o Fórum de Coordenadores de Polo UAB a reunião, além da UEMA, contou com representantes da Universidade Federal do Maranhão e do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) além de coordenadores de vários municípios do Estado.
A mesa foi composta pelos representantes das três instituições, Profa. Dra. Ilka Serra (Coordenadora da UAB pela UEMA), Prof. André Luís Silva dos Santos (Coordenador da UAB pelo IFMA), e Prof. Nélio Guilhom (Coordenador da UAB pelo UFMA) e a recém eleita Presidente do Fórum de Coordenadores de Polo, a Profa. Francisca Noronha Lô.
Na oportunidade também foi apresentada a equipe que forma a nova diretoria do Fórum e no restante do evento foram discutidos assuntos relativos a gestão da nova diretoria e estratégias para a aumentar a abrangência do Fórum no Maranhão.

WhatsApp Image 2017-10-03 at 16.20.04 (8) WhatsApp Image 2017-10-03 at 16.20.04 (7) WhatsApp Image 2017-10-03 at 16.20.04 (6) WhatsApp Image 2017-10-03 at 16.20.04 (5) WhatsApp Image 2017-10-03 at 16.20.04 (4) WhatsApp Image 2017-10-03 at 16.20.04 (3) WhatsApp Image 2017-10-03 at 16.20.04 (2) WhatsApp Image 2017-10-03 at 16.20.04 (1) WhatsApp Image 2017-10-03 at 16.20.04

UEMAnet recebe visita de alunos da Escola São José

 

Os alunos do 2º e 3º ano do ensino Médio da Escola São José, Retiro Natal do bairro Monte Castelo, realizaram visita técnica na manhã desta quinta-feira (28), no Núcleo de Tecnologias para Educação da UEMA (UEMANet) com o objetivo de conhecer a dinâmica de funcionamento do Núcleo, bem como as ferramentas tecnológicas utilizadas nos cursos na modalidade EAD.
Os alunos foram recebidos no auditório, ocasião em que foi proferida uma palestra pela Professora Mestra Marylucia Cavalcante com a seguinte temática: “Porquê estudar a distância faz diferença”. Na oportunidade, foi apresentado o portfólio dos cursos a distância pelas Professoras Maria Aparecida Ferreira e Ilma do Socorro Pinheiro que abordaram também sobre as características dos cursos técnicos e tecnólogos, bem como dos cursos abertos, mais conhecidos como MOOCs.

Os alunos foram divididos em grupos para a visita nos setores do Núcleo, onde foram recebidos pelos colaboradores, que na oportunidade explanaram sobre as atividades exercidas. Além disso, tiveram um momento no estúdio, conhecendo na prática como gravar uma vídeo aula e os processos de roteirização, vídeos externos e os demais procedimentos para preparação das mídias para cursos mediados pelas tecnologias.

FOTO ANDRIOLLI

Para a professora da escola São José, Elizangela Monroe Costa, a visita oportunizou grandes aprendizados aos alunos e conhecimentos sobre as novas tecnologias. Segundo ela “oportunizar um aprendizado dinâmico e rápido quando se trata de novas tecnologias educacionais é uma nova tendência no século XXI, e a UEMA está de parabéns, oportunizando um maior aprendizado para os nossos alunos que estão saindo do ensino médio”. Enfatizou ela.

22181455_1514675515284096_4650731703263525085_o (1)

O aluno da Escola São José Ailton Campos, interessou-se muito pelos Cursos Abertos da UEMA, destacou a importância dos MOOCs para os alunos do ensino médio. De acordo com Ailton “Os cursos abertos da UEMA são essenciais para nós alunos que ainda não concluímos o ensino médio, possibilitando novas experiências no meio acadêmico, até mesmo para conhecer o ambiente virtual de aprendizagem que a universidade oferece. Ao concluir o curso, podemos receber um certificado, e ainda grátis. Irei fazer um por vez”. Finalizou ele.

Para finalizar a visita técnica, foi feita uma simulação de web conferencia com a Professora Ilma Pinheiro. Assim a manhã foi encerrada com a presença da professora Eliza Flora, que presenteou cada aluno com uma revista POLO UM, produzida pelo Núcleo. Ela agradeceu a presença de todos os alunos em nome da Coordenadora Geral, Professora Ilka Márcia Serra.

 

Fotos: Andriolli Araújo

Resultado Final da Seleção de tutores dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Educacional e Escolar, Educação Especial/Inclusiva e Gestão Pública, na modalidade a distância.

A Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMAnet, torna público o Resultado Final da seleção de tutores dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Educacional e Escolar, Educação Especial/Inclusiva e Gestão Pública, na modalidade a distância.
 
Os candidatos serão convocados para a Formação de Tutores pelo e-mail:seletivos.uemanet@gmail.com

 

 

RESULTADO FINAL – GESTÃO PÚBLICA

 

RESULTADO FINAL – EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA

 

RESULTADO FINAL – GESTÃO ESCOLAR