Notícias

Hibridização do ensino é destaque em workshop realizado pelo UEMAnet em São Luís

A convergência da educação a distância e presencial por meio das tecnologias, norteou a abertura do 35º workshop, realizado em São Luís, pelo Núcleo de Tecnologias para Educação, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMAnet). O evento trouxe como tema “A EaD na sociedade contemporânea: convergindo estratégias virtuais e presenciais de ensino” e encerra as comemorações dos 20 anos de atuação da universidade em EaD, após percorrer 34 polos pelo interior do estado.

Centenas de pessoas, entre alunos, tutores, coordenadores e profissionais da educação de diversos municípios maranhenses, estiveram no auditório do Rio Poty Hotel, no primeiro dia do evento, que teve como palestrante a mestre e doutora em educação, Vani Moreira Kensk, da Universidade de São Paulo (USP), pesquisadora na área de educação e EaD.

Durante seu seminário, a professora Vani, parabenizou a UEMA pelas duas décadas de EaD e destacou o alto nível do trabalho da universidade e do evento, por meio do UEMAnet. “É de grande importância um encontro como este, principalmente pelo processo de democratização do acesso à educação de qualidade que é feito em todo território do Maranhão e que agora mesmo, vendo as pessoas chegando, percebemos como é importante uma a ação como esta que está sendo desenvolvida”, destacou a professora.

Durante a solenidade de abertura, o secretário de estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, representou o governador Flávio Dino, e lembrou do apoio incondicional do Estado em relação aos trabalhos desenvolvidos pela UEMA, por meio do núcleo. “Não medimos esforços para investirmos naquilo que é necessário. O trabalho do UEMAnet realmente encurta as distâncias por meio das tecnologias e marca a vida das pessoas levando transformação por meio da educação”.

O tema do workshop que acontece na capital aborda, o que a coordenadora geral do UEMAnet, professora Ilka Serra, chamou de hibridização da educação. “O tema é baseado no que as pesquisas na área de EaD têm mostrado: uma educação híbrida, que é uma educação a distância, mas que possa mesclar um pouco do ensino presencial e vice-versa. Acredito que esse hibridismo é que vai qualificar cada vez mais a educação” relatou a coordenadora.

Essa temática norteia o trabalho desenvolvido pela UEMA nos últimos anos. Perguntando sobre os próximos passos, o vice-reitor da universidade, Walter Canales Sant’Ana falou que no primeiro momento a UEMA se expandiu e atingiu um número enorme de alunos, por meio da EaD e que “agora o caminho é uma consolidação e uma qualificação do ensino por meio da junção da EaD e o estudo presencial”.

Revista Científica TICs & EaD em Foco lança edição especial

A TICs & EaD em Foco lançou no mês de novembro uma edição especial, fruto da parceria entre os editores da Revista e os organizadores do III Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação (III-SNTDE).

A revista é uma publicação científica interdisciplinar do Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMAnet/UEMA, com periodicidade semestral, que se propõe a contribuir com a disseminação do conhecimento científico desenvolvido na área da Educação a Distância e educação mediada por tecnologias.

Para esse número, a Editora-chefe Profa. Ilka Márcia Ribeiro Serra e a Editora Profa. Eliza Flora Muniz Araujo firmaram parceria com os organizadores do III-SNTDE, na pessoa do Prof. João Batista Bottentuit Junior, Coordenador Geral do Simpósio e Editor convidado para essa edição especial.

O III Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação (III-SNTDE) foi realizado em julho de 2018 e reuniu professores, estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores e demais profissionais de diferentes localidades do país e do exterior, interessados em discutir as Tecnologias Digitais na Educação.

Os trabalhos, publicados nesta edição, foram selecionados pela comissão científica do evento e vão ao encontro do escopo e objetivos da TICs & EaD em Foco. Assim, essa edição especial se destina a compartilhar trabalhos que destacam a pesquisa, o desenvolvimento e as práticas da Educação a Distância, bem como o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação com impactos no campo do ensino-aprendizagem.

 

Para ler essa e as edições anteriores da TICs & EaD em Foco acesse o site em: http://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco

 

RETIFICAÇÃO N.º 01 DO EDITAL N.º 241/2018 – GR/UEMA

A Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, por meio da Reitoria, considerando as Resoluções n.º 1191/2016 e n.º 1251/2017 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE/UEMA e as disposições da legislação em vigor, torna pública a seguinte retificação do Edital n.º 241/2018 – GR/UEMA, que dispõe acerca dos procedimentos e das normas para realização do Processo Seletivo Simplificado VESTIBULAR EAD UEMA 2019, destinado a selecionar candidatos, no limite das vagas ofertadas, nos seus Cursos de Graduação, na modalidade à distância, para o primeiro semestre do ano de 2019.

RETIFICAÇÃO 1 EDITAL 241 UEMANET…

PRORROGADO O PRAZO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS NO WORKSHOP 20 ANOS DA EaD NA UEMA

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet), realiza nos dias 5, 6 e 7 de dezembro de 2018, em São Luís, o Workshop 20 anos EaD UEMA, com a temática: “A EaD na sociedade contemporânea: convergindo estratégias virtuais e presenciais de ensino”. Segundo a organização, o evento visa estimular a produção científica, ao divulgar as produções de trabalhos dos envolvidos nos cursos da UEMA. Confirmadas as presenças de pesquisadores renomados na área da Educação, a saber: António Moreira – UA de Portugal; Vani Kenski; Ricardo Fragelli; Maria Luisa Furlan; Mara Rubia Welferinger; João Batista Bottentuit Júnior e Shirley Ribeiro.

Ademais, o referido evento propiciará o intercâmbio de informações entre os pesquisadores, professores, estudantes e toda a comunidade acadêmica. O objetivo é suscitar um amplo debate sobre o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, por meio da educação mediada por tecnologias, sobretudo, na Educação a Distância.

A submissão de trabalhos teve o prazo final prorrogado até dia 10 de novembro de 2018 e poderá ser feita pelo site: http://www.uemanet.uema.br/workshop/

Após avaliação da Comissão Científica, os trabalhos poderão ser aprovados para apresentação em forma de comunicação oral ou pôster. Em qualquer um dos casos, os autores deverão observar as normas disponibilizadas no site do evento.

Eixos temáticos para a submissão de trabalhos:

  • Panorama histórico da modalidade de Educação a Distância;
  • Marco regulatório da Educação a Distância no Brasil;
  • Práticas educativas amparadas por inovações tecnológicas;
  • Tecnologias da Informação e Comunicação no âmbito educacional.

Inscreva-se já!

Para mais informações: workshopeaduema@gmail.com

Edital Nº 15/2018 – Cadastro de Reserva de Professores Mediadores – Tutores a Distância para os cursos de nível técnico

A Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMAnet, torna público o Edital Nº 15/2018, referente ao Processo de Seleção Simplificada para formação de Cadastro de Reserva de Professores Mediadores – Tutores a Distância para os cursos de nível técnico realizados na modalidade a distância:

  1. Técnico em Hospedagem;
  2. Técnico em Informática;
  3. Técnico em Logística;
  4. Técnico em Redes de Computadores.

As inscrições estarão abertas no período de: 22/10/2018 a 08/11/2018.

Poderão concorrer os candidatos que atendam aos requisitos básicos do Edital, dispostos nos itens 2 e 4, dentre estes:

  • Possuir graduação na área exigida por curso;
  • Possuir experiência em docência e/ou tutoria (tempo mínimo de doze meses);
  • Residir em município da Região de metropolitana de São Luís – MA.

Maiores informações no Edital.

Dúvidas: cadastrodereserva.uema@gmail.com

EDITAL Nº 15 PROF MEDIADOR A DISTÂNCIA

 

RETIFICAÇÕES:

RETIFICAÇÃO N 01 EDITAL N 15_2018

RETIFICAÇÃO N 02 DO EDITAL N15_2018

 

RESULTADO

RESULTADO PRELIMINAR

RESULTADO FINAL

 

RECURSO: Caberá interposição de recurso fundamentado à UEMA, no prazo de 02 (dois) dias úteis, conforme consta no cronograma disposto no Item 8 do edital. Os recursos deverão ser devidamente fundamentados, indicando com precisão as situações a serem revisadas, informando o nome do candidato e número do CPF. As interposições de recursos deverão ser enviadas endereço de e-mail: cadastrodereserva.uema@gmail.com

Edital Nº 14/2018 – Cadastro de Reserva de Professores Mediadores – Tutores Presenciais para os cursos de nível técnico

A Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMAnet, torna público o Edital Nº 14/2018, referente ao Processo de Seleção Simplificada para formação de Cadastro de Reserva de Professores Mediadores – Tutores Presenciais para os cursos de nível técnico realizados na modalidade a distância:

  1. Técnico em Hospedagem;
  2. Técnico em Informática;
  3. Técnico em Logística;
  4. Técnico em Redes de Computadores.

As inscrições estarão abertas no período de: 22/10/2018 a 08/11/2018.

Poderão concorrer os candidatos que atendam aos requisitos básicos do Edital, dispostos nos itens 2 e 4, dentre estes:

  • Possuir graduação na área exigida por curso;
  • Residir no município do polo escolhido ou em município circunvizinho (de até 50 km de distância).

Maiores informações no Edital.

Dúvidas: cadastrodereserva.uema@gmail.com

EDITAL Nº 14 PROF MEDIADOR PRESENCIAL

 

RETIFICAÇÕES:

RETIFICAÇÃO N 01 EDITAL N 14_2018

RETIFICAÇÃO N 02 EDITAL N 14_2018

 

RESULTADO

RESULTADO PRELIMINAR 

RETIFICAÇÃO E ACRÉSCIMO – RESULTADO PRELIMINAR

RESULTADO FINAL 

 

RECURSO: Caberá interposição de recurso fundamentado à UEMA, no prazo de 02 (dois) dias úteis, conforme consta no cronograma disposto no Item 8 do edital. Os recursos deverão ser devidamente fundamentados, indicando com precisão as situações a serem revisadas, informando o nome do candidato e número do CPF. As interposições de recursos deverão ser enviadas endereço de e-mail: cadastrodereserva.uema@gmail.com

ORIENTADORES DE TCC – CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

A Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMAnet, torna público que no período de 10/10/2018 a 23/10/2018, estarão abertas as inscrições para o preenchimento de vagas e formação de cadastro de reserva de Professores orientadores de trabalho de conclusão de curso – TCC do Curso de Formação Pedagógica.

Todas as informações referente ao Edital N° 13/2018 serão publicados neste espaço.

Dúvidas: seletivo.orientadortcc@gmail.com

 

EDITAL

Clique aqui: Edital n° 13/2018

RESULTADO DA PROVA DE TÍTULOS

RESULTADO PRELIMINAR DA PROVA DE TÍTULOS – EDITAL N 13.2018

RESULTADO FINAL DA PROVA DE TÍTULOS – EDITAL N 13.2018

A Prova escrita de conhecimentos será realizada presencialmente no Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMAnet, localizado na Cidade Universitária Paulo VI (UEMA), no dia 13/11/2018 das 19:00 às 21:00 h.

 

RESULTADO DA PROVA ESCRITA DE CONHECIMENTOS

RESULTADO PRELIMINAR DA PROVA ESCRITA DE CONHECIMENTOS

As interposições de recursos deverão ser enviadas para o endereço de e-mail: seletivo.orientadortcc@gmail.com nos dias 20 e 21/11/2018.

 

RESULTADO FINAL

RESULTADO FINAL – EDITAL Nº 13/2018

Curso de Mediação em EaD – Formação de Tutores

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Núcleo de Tecnologia para Educação – UEMAnet, abre as inscrições para o curso de Mediação em EaD – Formação de Tutores.
O curso possui carga horária de 200 horas e duração de 3 meses. A oferta tem 800 vagas para profissionais graduados que desejam atuar nas instituições como tutores em cursos da modalidade EaD. O investimento é de R$250 e tem início previsto para novembro de 2018.

 

Curso de Mediação em EAD – Inscrições abertas

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Núcleo de Tecnologia para Educação – UEMAnet, abre as inscrições para o curso de Mediação em EaD – Formação de Tutores.

O curso possui carga horária de 200 horas e duração de 3 meses. A oferta tem 800 vagas para profissionais graduados que desejam atuar nas instituições como tutores em cursos da modalidade EaD. O investimento é de R$250 e tem início previsto para novembro de 2018.

Irá propiciar aos futuros tutores:

  • O desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à função de tutoria, tais como: motivação, desenvolvimento do trabalho síncrono e assíncrono e demais instrumentos tecnológicos.
  • A interação com os demais agentes participantes do processo ensino-aprendizagem: coordenadores de curso, professores e demais colaboradores midiáticos;
  • Compreender os conceitos e teorias sobre a Educação a Distância e Tutoria em EaD, bem como a dinâmica dos cursos mediados pelas tecnologias interativas;
  • Conhecer o funcionamento do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA Moodle, principal ferramenta dos cursos a distância na maioria das instituições de ensino superior brasileiras.

 

Leia o regulamento do curso aqui: REGULAMENTO CURSO MEDIAÇÃO FORMAÇÃO DE TUTORES

Faça sua inscrição aqui: https://inscricao.eventoum.com.br/index.php/auth/eventologin/2.

 

Dúvidas: cursosead.uema@gmail.com

Resultado Final – Orientadores de TCC – Pedagogia

A Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMAnet, divulga o Resultado Final do  Processo de Seleção Simplificada para Cadastro de Reserva de professores orientadores de trabalhos de conclusão de curso – TCC, para atuar no curso de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distância.

Clique aqui > RESULTADO FINAL