Notícias

LISTA DE CANDIDATOS COM INSCRIÇÃO HOMOLOGADA NA CHAMADA PÚBLICA PARA CADASTRO DE RESERVA DE TUTORES PRESENCIAIS

A Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMAnet, divulga a Lista de candidatos com inscrição homologada na Chamada Pública do dia 04/12/2017, para Cadastro de Reserva de Tutores Presenciais.
Os candidatos serão convocados de acordo com o surgimento de vagas, via email: cadastrodereserva.uema@gmail.com

Clique aqui:

RESULTADO – CHAMADA PÚBLICA

UEMA lança mais uma edição da Revista TICs & EaD em Foco.

tics muk

A TICs & EaD em Foco é uma publicação online, científica multidisciplinar que versa sobre a difusão do conhecimento e intercâmbio de trabalhos de investigação, realizados na área da Educação a Distância e na área das Tecnologias com impacto positivo no Ensino e na Aprendizagem desenvolvidos no Maranhão, no Brasil e no Mundo.

 

Áreas de Concentração da revista:

▪ Estudo da arte sobre TICs e/ou EaD;

▪ Avaliação da Aprendizagem na EaD e/ou mediadas pelas TICs;

▪ Formação de Professores para a EaD e/ou para o uso das TICs;

▪ Metodologias e Práticas Educativas na EaD e/ou para o uso das TICs.
Neste número ela disponibiliza ao leitor um conjunto de artigos que versam sobre variados assuntos, abalizando inquietações de muitos pesquisadores, cujas reflexões com certeza irão contribuir para o aprofundamento teórico e o repensar da prática educativa. São ao todo, 14 artigos de conteúdos relevantes no âmbito da educação mediada pelas tecnologias, os quais encontram-se organizados em duas sessões: a primeira constituída de artigos de submissão livre; a segunda de artigos do dossiê temático do Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior – SIIES, realizado em junho do corrente ano, em São Luís – Maranhão.

 

Clique aqui e acesse a nova edição da Revista TICs & EaD em Foco.

http://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/index

 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail tics.eadfoco.uemanet@gmail.com

Professora Ilka Serra é reeleita Presidente do Fórum de Coordenadores UaB em Brasília.

Aconteceu de 28 a 29 de novembro na sede da CAPES (DF), a 10ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional do Sistema UAB .
O evento marcou a reeleição para mais um mandato, da Prof. Ilka Márcia R. de Souza Serra como presidente do Fórum de Coordenadores UaB e das Coordenadoras Tânia Midian e Ivete Pinto para a vice-presidência do Fórum.

Além da eleição, os Coordenadores da Universidade Aberta de todo o país estiveram debatendo o futuro do Sistema e participando de palestras sobre Mineração de Dados Educacionais e novidades no Portal eduCAPES.

A Profa. Ilka Serra, destacou o efetivo diálogo entre as instituições e a CAPES. “Temos buscado representar os coordenadores no sentido de fortalecer o sistema e dizer para a sociedade que acreditamos na UAB como uma peça obrigatória na formação de docentes no Brasil.” Ela que também é Coordenadora Geral do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) da UEMA fez um balanço da sua atual gestão “conseguimos avançar, fortalecer esse programa que já deu certo para a formação de professores no Brasil alcançando resultados maiores com essa articulação entre universidades públicas e a CAPES e agora vamos mais além.

UAB

Criada em 2005, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) é uma rede formada por instituições públicas que oferece cursos de nível superior por meio de educação a distância. A prioridade da UAB é ofertar formação para pessoal atuante na educação básica – professores, gestores e colaboradores, mas existem ofertas de formação para o público em geral. O Sistema UAB é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da CAPES.WhatsApp Image 2017-11-29 at 19.53.39 WhatsApp Image 2017-11-29 at 19.53.40

UEMA realiza Seminário Estadual de Tutores no Dia Nacional da EaD

seminario de tutores

Aconteceu nesta segunda-feira (27/11) o Seminário Estadual de Tutores da UEMA, no Auditório Alberto Abdalla da Fiema em São Luís. Aproximadamente 400 professores que exercem tutoria nos 35 polos e centros da Universidade Estadual do Maranhão estiveram presentes durante o evento, cuja programação contou com palestras e mesas redondas sobre o tema: Os Desafios da EAD: ressignificando teorias e práticas.

Estiveram na cerimônia de abertura Prof Walter Canales Sant’ana – Vice-Reitor da UEMA representando o Prof. Gustavo Pereira da Costa – Magnífico Reitor da UEMA; o prof. Marcelo Cheche Galves -Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEMA, e a Profa Ilka Marcia Ribeiro de Souza Serra – Coordenadora Geral do Núcleo de Tecnologias Para Educação-UEMAnet, além de representantes da Educação a Distância – Ead da Ufma e Ifma.
O Vice-Reitor Walter Canales iniciou sua fala ressaltando que os programas de EaD da UEMA têm sido elogiados em vários encontros fora do estado em que ele esteve presente. “Presenciei várias outras Universidades, até de lugares mais desenvolvidos, querendo conhecer nossas experiências em EaD. Isso mostra o quanto estamos bem posicionados na realidade da educação mediada por tecnologias” assinalou o Vice-Reitor.
Hoje, o UEMAnet conta 455 tutores presenciais e on-line para Graduação, Especialização e Aperfeiçoamento que atuam em 35 Centros e Polos da UEMA por todo o Maranhão.
O Seminário Estadual de Tutores da UEMA  faz parte da política de EaD, cujos cursos são intermediados pelo UEMAnet. Foi um momento de capacitação e constante troca de experiências entre os atores que estão envolvidos diferentes programas de EaD.

A realização do Seminário, nesse dia fez parte da celebração do Dia Nacional da Educação a Distância. Essa data foi instituída desde 2012 pela Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED.
“A UEMA entende que a EaD é uma abordagem educacional que vem crescendo muito no Brasil e no mundo e o Maranhão vem acompanhando esse crescimento com muito cuidado pelo compromisso que tem com uma educação de qualidade” ressaltou a Prof. Ilka Serra, que coordena o UEMAnet, que este ano comemora 19 anos de EaD.
A programação contou com a participação dos Diretores de EaD numa mesa redonda, representada pela Professora Ilka Serra (UEMA), Professor Nélio Guilhon (UFMA) e Professora Simone Santos (IFMA). Teve ainda como palestrantes, os Professores: João Batista Bottentuit Júnior (UFMA), Jeong Cir Deborah Zaduski (UNESP), Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu (UERJ) e Luciano Sathler Rosa Guimarães (UMESP) e finalizou com a apresentação do grupo teatral Pão com Ovo.

UEMA realiza Seminário para Tutores em comemoração ao Dia Nacional da Educação a Distância

Acontece nesta segunda-feira (27/11), a partir das 8 h no auditório Alberto Abdalla da FIEMA, o Seminário Estadual de Tutores da UEMA, realizado pelo Núcleo de Tecnologias da Educação (UEMAnet) da Universidade Estadual do Maranhão.
A realização do Seminário faz parte das comemorações do Dia Nacional da Educação a Distância (EaD) e deve reunir aproximadamente 500 tutores de todo o Estado, que atuam nos cursos a distância da UEMA, além de outros profissionais da EaD e palestrantes. Esse evento faz parte da política do UEMAnet de formação e valorização de tutores.
A programação contará com palestras, mesas redondas por toda manhã e tarde da segunda-feira.
A UEMA já trabalha com EaD há 19 anos e é uma das Universidades Públicas de maior destaque no cenário nacional.
Em 1998, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) iniciou os primeiros estudos para implantação dos cursos EaD e dois anos implantou o NEAD, Núcleo de Educação a Distância (que deu origem em 2008 ao atual UEMAnet).

A partir de 2011, o UEMAnet passou a fazer parte da Rede e-Tec Brasil e a mediar também Cursos Técnicos EaD, além das Graduações e Pós-Graduações. A UEMA foi pioneira no Brasil entre as Universidades estaduais brasileiras a oferecer os cursos técnicos. Desde lá foram mais de 15 cursos, essa iniciativa abriu várias portas do mercado de trabalho para 3.700 alunos diplomados.

Em 2017, a UEMA realizou um vestibular específico para Graduação EaD, com mais de 24.200 inscritos para oferta de 4.230 vagas. Ao todo, 4.158 pessoas foram aprovadas nesta edição do Vestibular EaD, resultando no percentual de 98% de vagas preenchidas. Esse foi o maior índice de aprovados na história dos seletivos para cursos a distância da UEMA.

Além de Administração Pública, Filosofia Licenciatura, Pedagogia Licenciatura, Música Licenciatura, Geografia Licenciatura, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Segurança do Trabalho, Tecnologia em Alimentos e Formação Pedagógica, o UEMAnet está mediando quatro pós-graduações Lato sensu para os cursos de Gestão Educacional e Escolar, Educação Especial/Inclusiva e Gestão Pública.

Hoje, o UEMAnet conta 455 tutores presenciais e on-line para Graduação, Especialização e Aperfeiçoamento que atuam em 35 Centros e Polos da UEMA por todo o Maranhão.

Os professores João Batista Bottentuit Júnior (UFMA), Jeong Cir Deborah Zaduski (UNESP), Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu (UERJ), Luciano Sathler Rosa Guimarães (UMESP) serão os palestrantes do Seminário. “É uma forma de celebrar uma data tão especial e ao mesmo tempo presentear com capacitação estes tão formidáveis atores dessa modalidade de ensino que, a cada ano que passa se tornam mais relevantes em nosso país” afirmou a Prof. Ilka Serra, Coordenadora Geral do UEMAnet.

Seminário Estadual de Tutores_marca

Cadastro de Reserva de Tutores a Distância 

A Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMAnet, torna público que no período de 21/11/2017 a 03/12/2017, estarão abertas as inscrições para o Processo de Seleção Simplificada para Formação de Cadastro de Reserva de Tutores a Distância para atuarem nos cursos de Licenciatura em Geografia e Música e nos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial/Inclusiva, Gestão Educacional e Escolar e Gestão Pública da UEMA na modalidade a distância.

Os interessados devem atender aos termos constantes no Edital e realizar inscrição até o dia 03/12/2017 no site: www.uemanet.uema.br/seletivos

EDITAL N 13.2017

Contação de histórias dos livros infantis de Josué Montello fizeram a festa das crianças durante a 11ª FeliS

Aconteceu no último sábado, (18) de Novembro, no Espaço Viriato Corrêa, durante a 11ª Feira do Livro de São Luís, no centro histórico da cidade, uma sessão de atividades de contação de histórias das obras infantis do escritor maranhense Josué Montello. As atividades foram conduzidas pelos alunos do Curso de Pedagogia a Distância da UEMA sob a supervisão da professora Heloisa Varão, Coordenadora do Curso de Pedagogia a distância da UEMA.

WhatsApp Image 2017-11-18 at 8.20.09 PM

Com mensagens de humildade e respeito ao próximo, as histórias cativaram as crianças que aprenderam e se divertiram com as narrativas simples, personagens caracterizados e a linguagem atrativa adotada pelas alunas.

UEMAnet investe em capacitação dos seus colaboradores.

O Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) está realizando esta semana uma capacitação para seu corpo pedagógico de designers envolvendo o processo de avaliação de aprendizagem.
A culminância desse evento foi a palestra da professora Maria Teresa Tedesco, que possui mestrado e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Essa renomada profissional vem ministrando formação sobre avaliação pedagógica aos designers educacionais do Núcleo, desde o mês de abril/2017.
Diretores de Curso, assistentes pedagógicos, técnicos e o staff pedagógico do UEMAnet receberam as informações sobre os resultados alcançados por meio dessa consultoria e, como isso pode ajudar na relação de aprendizagem dos alunos EaD. “Tem sido um trabalho de grandes descobertas para mim, ver o mundo que o UEMAnet é e podermos juntos desbravar novas possibilidades, através de uma série de ações realizadas com os designers educacionais para descobrir como a linguagem pode ajudar no trato com o pedagógico, com as pessoas e principalmente na efetividade das avaliações.” Afirmou a profa. Maria Teresa Tedesco.
Para a designer educacional Kátia Almeida, o papel das formações é essencial para melhorar os processos, pois permite diagnosticar para compreender melhor além de estabelecer um sentido mais coerente das ações. “A avaliação é um desafio constante para equipes que trabalham com essa ferramenta, por isso essas formações são tão necessárias. Parcerias com outras universidades e diferentes equipes e profissionais experientes nos possibilita solucionar com rapidez os desafios do percurso e atingir a qualidade desejada” concluiu.
A professora Ilka Serra, Coordenadora Geral do UEMAnet esteve presente na Palestra ministrada pela professora Maria Teresa Tedesco e reafirmou a identidade do UEMAnet em se reciclar e sempre buscar a excelência em seus serviços. “Estamos perseguindo um avanço na qualidade do ensino que nós mediamos, esse é nosso objetivo para proporcionarmos as melhores oportunidades de aprendizado aos alunos de EaD da UEMA” frisou.
IMG_9019 IMG_9017 IMG_9015 IMG_9013 IMG_9007 IMG_9004 IMG_9001 IMG_8998 IMG_8991 IMG_8990 IMG_8988 IMG_8973 IMG_8970 IMG_8957 IMG_8952 IMG_8947