Notícias

O Núcleo de Tecnologia para Educação – UemaNet participa da “Reitoria Itinerante” em Bacabal

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) deu início na manhã desta sexta-feira (18), aos trabalhos da Reitoria Itinerante no Campus de Bacabal. Com o objetivo de atender às demandas locais, a universidade colocou à disposição da comunidade universitária, durante todo o dia, as Pró-Reitorias, assessorias especializadas e as coordenações, no sentido de viabilizar as diversas solicitações.

O Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) também participa das atividades com uma equipe que reúne colaboradores dos setores de Escolaridade, Design Educacional (DE), Gestão de Polo e Acompanhamento de Cursos. Foram esclarecidos como funciona os cursos a distância da UEMA, e como é a funcionalidade dos cursos da EaD, bem como os atendimentos aos alunos, tutores, servidores e comunidade em geral.

Segundo a Coordenadora do UEMAnet “Estamos também fazendo a divulgação dos Cursos em EaD, pois a educação a distância, é muito importante nesse momento da Itinerância, oportunidade não só para levarmos os serviços e produtos do UEMANET para Bacabal, mas, também, para outros campi. A educação a distância é uma das prioridades, a cada dia as tecnologias avançam e a UEMA caminha junto com essa evolução, levando educação de qualidade para todo o Estado do Maranhão.” Finalizou a coordenadora.

Por: Andréia Maranhão

WhatsApp Image 2017-08-18 at 11.01.48WhatsApp Image 2017-08-18 at 16.43.40

UEMA lança o livro “Tecnologias Educacionais: Avaliação e Processos de Formação” por meio do seu Núcleo de Tecnologias para Educação UEMAnet

IMG_0736A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) lançou o livro Tecnologias Educacionais: Avaliação e Processos de Formação no 1º Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior (SIIES) que aconteceu de 27 a 29 de junho, em São Luís, no Rio Poty Hotel. Durante o evento a Coordenadora Geral do UEMAnet, a Professora Ilka Márcia Serra ressaltou a importância da obra, uma vez que esta reúne estudos e práticas com foco em educação mediada por tecnologias. Segundo a Professora Dra. Ilka: “Hoje estamos lançando um livro que foi escrito por 18 autores, todos com experiências desenvolvidas na área de EaD, cujas contribuições são de grande relevância para o fortalecimento dessa modalidade de ensino. Aproveito a oportunidade para agradecer a todos que produziram e fizeram parte deste livro, cujo trabalho exigiu muito esforço e dedicação. Faço ainda, um agradecimento especial ao Magnífico Reitor da Universidade Estadual do
Maranhão (UEMA), o Professor Dr. Gustavo Pereira da Costa pelo incentivo à produção científica, bem como a todos os trabalhos desenvolvidos pelo UEMAnet em prol da melhoria da educação do Maranhão, quer presencial quer
a distância”. Finalizou ela.

Texto e Fotos por: Andréia Maranhão

 

IMG_0074 Foto Andréia Maranhão-_03

RETIFICAÇÃO N.º 01 DO EDITAL N.º 26/2017 – PPG/CPG/UEMA

Para conhecimento dos interessados que o Edital N.° 26/2017, relativo à abertura de inscrições aos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Educacional e Escolar, Educação Especial/Educação Inclusiva e Gestão Pública, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB, na modalidade à distância, passa a ter a redação alterada.

Retificação N.º 01 do Edital N.º 26/2017 – PPG/CPG/UEMA

Processo seletivo simplificado para preenchimento das vagas remanescentes do curso de extensão de Inglês Básico I

A Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, por meio da Reitoria, considerando o que consta na Resolução N.º 11891/2016 – CEPE/UEMA, torna público aos alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação à distância e veteranos desta IES, os procedimentos e as normas para processo seletivo simplificado às vagas remanescentes do curso de extensão de Inglês Básico I, oferecido na modalidade à distância, para o ano de 2017.

Clique aqui para acessar o Edital

Nova Chamada de Excedentes para Processo Seletivo Simplificado do Vestibular EAD/2017,

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Graduação, torna público, para conhecimento dos interessados, tendo em vista a desistência de matrícula no primeiro semestre de 2017, os candidatos excedentes para o primeiro semestre de 2017, obedecendo, rigorosamente, à ordem decrescente de pontos obtidos, conforme ordem de classificação, de acordo com relação, em anexo, do Processo Seletivo Simplificado do Vestibular EAD/2017, regido pelo Edital n.º 195/2016-REITORIA/UEMA, e estabelece normas e procedimentos para as matrículas nos seus Cursos de Graduação, na modalidade à distância, no primeiro semestre de 2017.

Baixe o Edital aqui!
UEMANET 14 _EDITAL DE CONVOCAÇÃO 2017

Baixe a relação da 4ª Chamada aqui.
Seletivo EaD_2017uemanet 4ª chamada

SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA ACESSO AOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR, EDUCAÇÃO ESPECIAL/EDUCAÇÃO INCLUSIVA E GESTÃO PÚBLICA, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA, NO ÂMBITO DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB.

outdoor pos
A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), abre neste 01 de agosto as inscrições para três cursos de pós-graduações, na modalidade a distância.

 

As Pós Graduações (Lato Sensu) serão oferecidas em aproximadamente 35 Polos UAB ou Centros da UEMA, espalhados por todo Maranhão.

As inscrições acontecem até o dia 21/08/2017 e devem ser feitas pelo site www.uemanet.uema.br/seletivos, onde os interessados vão conferir também o edital. Na página, o candidato poderá escolher o curso desejado e preencher o formulário de inscrição. A Seleção será realizada por meio da análise do Curriculum Vitae e da documentação solicitada.
SOBRE OS CURSOS

Gestão Educacional e Escolar – São 420 horas e 900 vagas distribuídas nos seguintes polos:

Açailândia, Alto Parnaíba, Arari, Balsas, Barrado Corda, Bom Jesus das Selvas, Carolina, Codó, Coelho Neto, Colinas, Coroatá, Fortaleza dos Nogueiras, Humberto de Campos, Imperatriz, Itapecuru Mirim, Lago da Pedra, Nina Rodrigues, Pedreiras, Pinheiro, Porto Franco, Presidente Dutra, Santa Inês, Santa Quitéria, São João dos Patos, São Luís, Timbiras,  Timon, Viana e Zé Doca.

 

Educação Especial/Inclusiva– São 465 horas 1040 vagas distribuídas nos polos de:

Açailândia, Alto Parnaíba, Anapurus, Arari, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Bom Jesus das Selvas, Carolina, Carutapera, Caxias, Codó, Coelho Neto, Colinas, Dom Pedro, Fortaleza dos Nogueiras, Humberto de Campos, Imperatriz, Nina Rodrigues, Pedreiras, Pinheiro, Porto Franco, Santa Inês, Santa Quitéria,  Santo Antônio Lopes, São João dos Patos, São Luís, Timbiras,  Timon, Viana e Zé Doca.

 

Gestão Pública – Com 420 horas, serão ofertadas 770 vagas em oito polos:

Alto Parnaíba, Anapurus, Arari, Bacabal, Bom Jesus das Selvas, Carolina, Carutapera, Codó,

Coelho Neto, Dom Pedro, Fortaleza dos Nogueiras, Grajaú, Itapecuru-Mirim, Humberto de Campos, Lago da Pedra, Nina Rodrigues, Santa Inês, Santa Quitéria, Santo Antônio dos Lopes, São João dos Patos, São Luís, Timbiras e Viana.

 

  1. CRONOGRAMA
EVENTO DATA
Inscrição 07/08 a 21/08/2017
Divulgação do resultado preliminar  21/09/2017
Interposição de Recursos                     19/09/2017
Resultado final                       25/09/2017
Matrícula  28/09 a 04/10/2017
Aula Inaugural  21/10/2017

 

Clique para baixar o Edital:
EDITAL CURSOS-DE-PÓS-GRADUAÇÃO-EAD-VERSÃO-FINAL

 

 

SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE TUTORES A DISTÂNCIA PARA ATUAREM NOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO A DISTÂNCIA DA UEMA

SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE TUTORES A DISTÂNCIA PARA ATUAREM NOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO A DISTÂNCIA DA UEMA
A Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMAnet, torna público que no período de 04/08/2017 a 20/08/2017, estarão abertas as inscrições para o Processo de Seleção Simplificada de Tutores a Distância, para atuarem nos cursos de Pós Graduação Lato Sensu em Gestão Educacional e Escolar, Educação Especial/Inclusiva e Gestão Pública na modalidade a distância
Os interessados devem atender aos termos constantes no Edital e realizar inscrição no site: www.uemanet.uema.br/seletivos
Tutor a Distância – Responsável pelo acompanhamento do estudante por intermédio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – Moodle, devendo residir obrigatoriamente em uma das cidades: Paço do Lumiar, Raposa, São Luís ou São José de Ribamar.

Processo de Seleção Simplificada para Formação de Cadastro de Reserva de Tutores Presenciais e a Distância para o curso de Licenciatura em Música

A Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMAnet, torna público que no período de 01/08/2017 a 27/08/2017, estarão abertas as inscrições para o Processo de Seleção Simplificada para Formação de Cadastro de Reserva de Tutores Presenciais e a Distância para atuarem no curso de Licenciatura em Música da UEMA na modalidade a distância.

Os interessados devem atender aos termos constantes no Edital e realizar inscrição no site: www.uemanet.uema.br/seletivos

Tutor Presencial – Responsável pelo acompanhamento do estudante no Polo de Apoio Presencial, devendo residir obrigatoriamente no município em que funciona o Centro/Polo.

Tutor a Distância – Responsável pelo acompanhamento do estudante por intermédio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – Moodle, devendo residir obrigatoriamente em uma das cidades: Paço do Lumiar, Raposa, São Luís ou São José de Ribamar.

 

CADASTRO DE RESERVA MÚSICA打印

Chamada Pública Submissão de Trabalhos para Revista TICs & EaD em Foco

Chamada pública

Submissão de trabalhos

 

A Comissão Editorial da  Revista TICs & EaD em Foco - ISSN 2447-5726, revista científica do Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMAnet, da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, abre chamada pública para submissão de trabalhos para a próxima edição, a ser publicada em dezembro de 2017.

A revista, de publicação on-line semestral, tem por objetivo destacar a pesquisa, o desenvolvimento e as práticas da Educação a Distância, bem como o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, com impactos na área da aprendizagem.

O prazo para envio dos artigos, resenhas e entrevistas, para a próxima edição será até 31/08/2017.

Os trabalhos devem ser submetidos em um dos endereços abaixo, onde também estão disponíveis as demais orientações para submissão (seção Sobre):

http://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco

baner tics em ead 5

UEMA apresenta Projeto de Mediação Tecnológica na Espanha

A Universidade Estadual do Maranhão participou como apoiadora do VI Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ). Este ano o congresso aconteceu na cidade de Salamanca na Espanha, de 12 a 14 deste mês.ilka espanha 2

A Coordenadora Geral do Núcleo de Tecnologias para Educação (Uemanet) esteve apresentando o trabalho envolvendo a Mediação Tecnológica no Contexto dos Cursos Técnicos EaD. “A nossa proposta objetivou levar uma abordagem qualitativa, do agir comunicativo na mediação tecnológica do curso técnico de manutenção automotiva” ressaltou a Prof. Ilka Serra.

O CIAIQ acontece desde 2011 e a UEMA é uma das apoiadoras desde 2015. Os trabalhos apresentados por lá tomam por base Investigação Qualitativa na Educação,  Investigação Qualitativa na Saúde, Investigação Qualitativa nas Ciências Sociais e Investigação Qualitativa na Engenharia e Tecnologia.