Educação a distância: Reitor da UEMA reúne-se com prefeitos e secretários de educação de 22 cidades do Maranhão

Na última sexta, 13, o Reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Gustavo Pereira da Costa, e a Coordenadora Geral do Núcleo de Tecnologias para Educação da Uema – UemaNet, Ilka Serra, reuniram-se com prefeitos e secretários de educação de municípios do Maranhão para repassar orientações básicas sobre funcionamento e estrutura dos 22 polos do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O encontro aconteceu no auditório do UemaNet, no Campus Paulo VI, em São Luís.

Esse programa do Governo Federal, realizado em parceria com Instituições de Ensino Superior em todo o Brasil, busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância. Dessa forma, no Maranhão, uma das bases de sustentação da UAB é a Universidade Estadual, por meio do UemaNet.

Durante o encontro, o Reitor, Gustavo da Costa, reafirmou o papel da Instituição frente à territorialidade da UEMA no que tange a oferta de uma educação superior de qualidade. “Há 17 anos iniciamos um projeto ousado de interiorização da educação a distância no Maranhão. Fazer a Universidade funcionar, via EAD, nos municípios deste Estado, foi e continua sendo um grande desafio para nós. Por isso, reafirmo sempre: é necessária a cooperação com os municípios”, frisou.

O Reitor da UEMA acredita que todas as ações de educação realizadas hoje serão repercutidas no amanhã, por isso, é fundamental que os gestores municipais apoiem iniciativas como as da UemaNet e UAB, que visam, sobretudo, reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior no país.

A Coordenadora do UemaNet, Ilka Serra, afirmou, aos gestores municipais, que a Universidade Estadual do Maranhão está totalmente disponível para auxiliar os polos UAB em tudo o que for necessário. “São anos que nos debruçamos sobre a prática da Educação a Distancia e temos a certeza de que estamos contribuindo para transformar a realidade do Maranhão, por intermédio de uma educação de qualidade. Porém, muito ainda temos a percorrer”, concluiu.

Todas as cidades que possuem a Universidade Aberta do Brasil têm polos de apoio para o desenvolvimento de atividades pedagógicas presenciais, em que os alunos entram em contato com tutores e professores e têm acesso a biblioteca e laboratórios de informática, biologia, química e física.

A prioridade é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, porém ainda sem graduação, além de formação continuada àqueles já graduados. Uma das propostas da Universidade Aberta do Brasil (UAB) é também formar professores e outros profissionais de educação nas áreas da diversidade.

IMG_5845 IMG_5857 IMG_5869

Por: Walline Alves (Ascom/UEMA)