UEMA diploma 800 alunos de cursos técnicos a distância

UEMA diploma 800 alunos de cursos técnicos a distância

formatura3  Do curso técnico direto para o mercado de trabalho. Esse é o caminho de 72% dos estudantes que optam por cursos de educação profissional. Esse alto índice de empregabilidade foi percebido em uma pesquisa feita pelo Ministério da Educação (MEC) com ex-alunos de cursos técnicos.

Dependendo da área cursada, a garantia de empregabilidade pode chegar a 100%. Esses profissionais já saem do curso com emprego garantido pelo mercado e com salário inicial em torno de R$ 5 mil reais. “Atualmente, a oportunidade de emprego é bem maior para quem tem nível técnico. As empresas não precisam apenas de gestores. Elas buscam profissionais competentes com pré-disposição para o trabalho em equipe, iniciativa, espírito empreendedor, responsável, criativo e outras habilidades essenciais para exercer funções diversificadas. O técnico é aquela pessoa que coloca mesmo a mão na massa e realiza o trabalho que a empresa mais precisa. Algo que chama a atenção é que 85% dos nossos alunos ficam satisfeitos com as carreiras escolhidas”, explicou a Coordenadora Geral do Núcleo de Tecnologias para Educação da UEMA, Profa.Ilka Serra.

Os avanços dos cursos técnicos e a necessidade dessa mão de obra qualificada levaram a Universidade Estadual do Maranhão a investir nesse tipo de formação, como forma de contribuir para o desenvolvimento educacional e socioeconômico do Estado. Implantou, no ano de 2012, 13 cursos técnicos, ofertando 6 mil vagas, na modalidade a distância, todos gratuitos e com duração média de dois anos: Alimentos, Contabilidade, Controle Ambiental, Edificações, Guia de Turismo, Informática, Manutenção Automotiva, Meio Ambiente, Meteorologia, Redes de Computadores, Planejamento, Gestão em Tecnologia da Informação, Serviços Públicos e Segurança do Trabalho.

Agora, em 2015, os alunos estão recebendo seus diplomas. A formatura já aconteceu em 10 polos: Codó,Caxias,Timon, Bacabal, Pinheiro, Santa Inês, Pedreiras, Arari, São Bento e Bequimão. Na noite do dia 20.03, foi a vez dos polos de São Luís e São José de Ribamar. A solenidade aconteceu no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. Nos dias 24 e 25 de março será em mais seis polos: Açailândia, Barra do Corda, Brejo, Coroatá, Colinas e Grajaú.

Somente na capital e São José de Ribamar foram diplomados 800 alunos. “A UEMA tem alcançado e democratizado a educação de uma forma que hoje vemos a alegria no rosto de cada um dos formandos. A UEMA adotou os cursos técnicos e ofertou da melhor forma possível ao colocar profissionais técnicos de 13 cursos no mercado. E digo que 50% deles já estão atuando na sua área, já estão no mercado de trabalho. Isso é uma alegria para nós, porque nós acreditamos e vocês também acreditaram na Instituição. Não foi fácil, houve dificuldades, mas vê vocês sendo formados e diplomados mostra a perseverança que cada aluno teve. A UEMA acredita no potencial de vocês e na forma de democratizar esse conhecimento. Prosseguiremos fazendo cursos a distância, levando a educação ao Maranhão. Nós aprendemos a fazer educação a distância e queremos disponibilizar essa educação para os 217 municípios do Estado, para que todos tenham a oportunidade de obter uma formação”, disse Ilka Serra.

O Vice-Reitor da UEMA, Prof.Walter Canales, endossa as palavras da coordenadora e parabeniza aos profissionais: “É com grande satisfação que a UEMA diploma esses alunos. Temos absoluta certeza de que a iniciativa da Universidade com oferta dos cursos técnicos trará significativa contribuição para sociedade maranhense, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico do Estado, fazendo a diferença na vida desses profissionais. A UEMA disponibiliza, assim, profissionais tecnicamente capacitados e prontos para atender o dinâmico mercado de trabalho. Parabéns”.

O Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Maranhão, Bira do Pindaré, aproveitou a oportunidade para parabenizar a Universidade pela contribuição para o desenvolvimento do Estado. “Temos grandes desafios no Maranhão. É um Estado que tem os piores índices sociais no Brasil. Sendo assim, o governador Flávio Dino já tomou uma decisão de fazer um forte investimento no ensino técnico e tecnológico. A UEMA cumpre o seu papel e aqui fica o nosso reconhecimento mais uma vez por esse esforço, porque a Universidade oferta ensino superior, mas dá a sua parcela de contribuição ao ofertar cursos técnicos. Ela atende a uma demanda que está em falta no Estado. Porque não temos uma rede de cursos profissionalizantes aqui, somente rede federal. Por essa razão decidimos criar o IEMA (Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia). Eu sei a importância desse certificado a importância que é ter o direito a uma profissão. E é esse direito que queremos dá, a oportunidade, a qualquer maranhense, em qualquer canto desse Estado, de ter uma formação”, destacou o Secretário.

O orador oficial dos cursos, Thiago José de Oliveira Freitas, enfatizou no seu discurso o esforço dos quase dois anos de estudos. “Quero agradecer a UEMA citando um pensamento do saudoso Rubem Alves: Há escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas. E realmente, a Instituição nos deus asas, acreditando e investindo na modalidade a distância tão flexível e abrangente. O curso técnico foi um desafio e agora se tornou uma conquista, um sonho realizado. E assim como nós tivemos essa oportunidade, que a UEMA possa dar continuidade a este projeto, oportunizando a outros uma profissionalização, contribuindo, dessa forma, para um Maranhão mais digno e sustentável”, realçou ele.

Leia o DISCURSO ORADOR na íntegra.

Para a agora técnica em Edificações, Angelica Lima, “a modalidade a distância foi um aprendizado. Tivemos muitas aulas práticas. Eu até costumo dizer que foi um curso mais presencial que a distância, devido a quantidade de encontros que tínhamos para as aulas práticas. Só tenho a agradecer a UEMA por essa oportunidade. A estrutura para os cursos técnicos é fantástica, tivemos bons tutores, professores altamente qualificados, o apoio dos coordenadores de polo e material didático da melhor qualidade. Gostei tanto que estou fazendo agora Mineração”.

A solenidade, ainda, contou com as seguintes presenças: Secretaria de Turismo do Maranhão, Delma Andrade; Deputado Federal Pedro Fernandes; Diretora da Escola do Governo do Maranhão, Janaina Bastos Lula; os pró-reitores a UEMA Andréa Araújo (Graduação) e Marcelo Cheche (Pesquisa e Pós-Graduação); Assessora de Planos, Programas e Projetos Especiais do UEMANET, Eliza Flora Muniz Araújo, além de professores, coordenadores de Centros, Polos e Cursos e tutores.

formatura4

formatura5