UEMA inicia curso de Gestão do Sistema Prisional

UEMA inicia curso de Gestão do Sistema Prisional

Na noite da última quinta-feira (21/11), a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do seu Núcleo de Tecnologias para Educação (Uemanet), iniciou as atividades da primeira turma do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão do Sistema Prisional, com a disciplina de Ambientação em EaD. A turma é uma parceria entre a universidade e a Secretaria de Estado de Administração Prisional (SEAP). O início das aulas contou com a presença dos alunos do polo São Luís e também com a participação de estudantes de outros municípios via webconference.

A Especialização em Gestão do Sistema Prisional é voltada exclusivamente para os funcionários da SEAP e visa a formação de agentes transformadores capazes de gerenciar os desafios da gestão penitenciária, seguindo as devidas aplicações da legislação e medidas inovadoras para controle, gestão e resolução de conflitos. Como consequência, também contribui para a ressocialização e reintegração social dos apenados. 

“A iniciativa da SEAP em procurar a UEMA para o desenvolvimento de um curso de pós-graduação com a perspectiva de formar e qualificar gestores demonstra o profissionalismo da secretaria, principalmente por focar num processo educacional para a formação desses gestores”, comentou a professora Ilka Serra, coordenadora do UEMAnet e uma das responsáveis pela parceria. “A universidade está levando para esses gestores um modelo de pós-graduação mediado pelas tecnologias, que facilita o acesso e o desenvolvimento de projetos realmente inovadores e pensados para a ressocialização”, finalizou. 

Ao todo, foram disponibilizadas 220 vagas distribuídas entre os municípios de São Luís, Bacabal, Pedreiras, Balsas, Pinheiro, Barra do Corda, Presidente Dutra, Caxias, Santa Inês, Codó, São Bento, Colinas, São João dos Patos, Coroatá, Grajaú, Timon, Itapecuru, Zé Doca e Lago da Pedra.