Alunas egressas do curso de Pedagogia Complementação da UEMA apresentam artigos em encontros de Formação Docente

Encontro Formação DOcenteAlunas egressas do curso de graduação em Pedagogia Complementação da Universidade Estadual do Maranhão, modalidade a distância, apresentam artigos durante o VI ENFORSUP – Encontro Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Formação Docente para Educação Superior e Básica e, também, no I INTERFOR – Encontro Internacional sobre Formação Docente para Educação Básica e Superior. Ambos os eventos foram realizados em Brasília/DF, de 13 a 15 de maio.

As alunas foram: Joelma Teixeira Alves e Silva, que apresentou o artigo intitulado As contribuições das relações interpessoais no processo ensino aprendizagem; Laurideia de Sousa e Silva, que falou sobre Contribuições das relações afetivas para o processo ensino aprendizagem: competência intelectual e emocional; Ana Márcia Oliveira Gomes Silva, com o artigo intitulado Formação continuada de professores acerca das novas tecnologias de informação e comunicação.

Todos os artigos foram produzidos a partir das monografias elaboradas para a conclusão do Curso de Pedagogia Complementação, sob a orientação da Profª. Msc. Elizângela Fernandes Martins.

VI ENFORSUP e I INTERFOR – Nesse ano os encontros tiveram como tema “Formação, Currículo e Avaliação: Territórios referenciais para a profissão docente“, como forma de aprofundar a discussão entre os pesquisadores e profissionais envolvidos com a educação básica e superior, discutindo o papel do currículo e da avaliação na formação docente em instituições educativas. A ideia foi focar em questões mais acadêmicas e, ainda, de estabelecer uma interlocução sobre a formação docente, o currículo e a avaliação no contexto de Universidades, Centros Universitários, Institutos Federais, entre outros.

Dessa forma, o encontro tornou possível o intercâmbio de ideias, conhecimentos, indagações, questionamentos, experiências, favorecendo a produção de respostas e alternativas inovadoras para antigos e crônicos problemas da docência na educação básica e superior.