Educação a distância em debate durante Encontro de Diretores de Centro e Coordenadores de Polo UAB/UEMA

IMG_9230 Durante dois dias (17 e 18.06) a Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMANET), realizou o Encontro de Diretores de Centro e Coordenadores de Polo UAB/UEMA, a fim de ampliar as inter-relação para o fortalecimento da educação a distância na Universidade. O Encontro contou com palestras sobre gestão, educação e aprendizagem.

O evento foi uma oportunidade de articular ações administrativas e pedagógicas, desenvolvidas na dinâmica do trabalho dos Polos/UAB e Centros da UEMA, tendo em vista a melhoria da qualidade dos cursos intermediados pelo UEMANET.

O reitor da UEMA, Prof.Gustavo Pereira, aproveitou a oportunidade para falar sobre a necessidade de reunir os gestores neste Encontro para o devido nivelamento de informações em relação ao papel do Núcleo por causa das mudanças na sua estrutura e desenvolvimento de atividades. “O Núcleo passou por alterações e havia a necessidade de dialogar sobre isso com as pessoas que estão na ponta do processo. Então, é oportuno o evento para disseminação e orientação sobre as novas premissas de trabalho, principalmente, para esclarecer o que se espera dos coordenadores, que têm uma função decisiva para o êxito dos cursos que são oferecidos em cada polo”, comentou.

Além disso, professor Gustavo elogiou o UEMANET pelo trabalho que vem sendo desenvolvido. “Esses serviços e produtos do UEMANET sempre têm inovado e avançado, tanto a revista PoloUm como também o oferecimento dos cursos abertos, que é uma tendência mundial e a UEMA se inseriu nessa área muito rapidamente em nosso país”, destacou.

A Coordenadora Geral do Núcleo, Profa.Dra.Ilka Serra, apresentou as propostas e perspectivas para a gestão 2015/2018. “O objetivo do UEMANET é promover o uso e o desenvolvimento de tecnologias avançadas para dar suporte ao processo de ensino-apredizagem dos cursos presenciais e a distância. Além de fomentar a formação pedagógica e tecnológica dos professores da UEMA, para elevar a qualificação desse processo e essa qualidade que buscamos cada vez mais”, apontou a gestora.

Um dos vários assuntos discutidos foi Educação e aprendizagem no século XXI: o papel intermediador das tecnologias, apresentado pela Profa.Dra.Sannya Rodrigues, Coordenadora Pedagógica do setor de Design Educacional do UEMANET. “Buscamos contextualizar o papel que a educação tem hoje; caracterizar as aprendizagens que são necessárias para o século XXI e o papel que essas tecnologias têm nesse processo de ensino-aprendizagem, trazendo as falas dos grandes intelectuais; e a importância dos organismos internacionais, como a ONU, a UNESCO, o MEC, entre outros, qual o convite propositivo que eles fazem a reflexões e a ações e como isso conjuga no que a UEMA está fazendo hoje”, destacou.

IMG_9307Durante o evento foi lançado o quarto curso aberto da Instituição, que dessa vez trata sobre Dificuldades de Aprendizagem. “A UEMA é uma instituição pioneira na região nordeste a ofertar cursos abertos, além de agir de modo inovador ao lançar plataforma aberta própria. E atinge um público bastante diversificado: pessoas que trabalham com crianças, estudantes, professores e pais que têm filhos com necessidades especiais. Já temos quatro cursos abertos e a ideia é chegar a quinze até o final do ano”, explicou a Coordenadora do UEMANET.

Para fazer este curso ou outros disponíveis na plataforma basta acessar o site www.cursosabertos.uema.br.

IMG_9224Outro lançamento foi o da Revista PoloUm (publicação que trata sobre educação a distância). O Vice-reitor da Universidade, Prof. Walter Canales, falou sobre a sétima edição da publicação, mostrando os destaques na Revista. Um conteúdo repleto de assuntos atuais, como modelos universitários emergentes mais abertos e inclusão social por meio da EaD. Outra novidade é que agora a revista tem tradução espanhola também, além do inglês e da língua portuguesa.

Ao final do evento houve a apresentação do Bumba Meu Boi da Lua.

Fotos: Andriolli Araújo