UEMANET discute o uso das tecnologias educacionais e motivação na EAD durante Congresso Multidisciplinar do Polo UAB de Santa Inês

congresso

Congresso1De 29 a 31 de julho aconteceu o III Congresso Multidisciplinar do Polo UAB de Santa Inês, com o tema Educação e suas Tecnologias numa Visão Multidisciplinar. Durante o evento as pedagogas Katia Almeida e Sannya Rodrigues, pedagogas do Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMANET discutiram sobre o uso de tecnologias educacionais e a motivação e afetividade na EAD.

Na oportunidade, Katia Almeida destacou o uso das tecnologias educacionais como uma forma de apoio ao aluno com necessidades educativas especiais na inclusão. “A temática visou tratar sobre o uso das tecnologias no contexto escolar, ampliando essa perspectiva cada vez mais no trabalho com nossas crianças portadoras de necessidade especiais. Hoje, nós temos as chamadas Tecnologias assistivas, que são instrumentos tecnológicos que auxiliam e permitem tornar as ações possíveis, fazendo uso delas na inserção das nossas crianças no processo de ensino e aprendizagem. Aproveitamos ainda a oportunidade de discutir mais o processo de inclusão, abordando conceitos do que é inclusão, porque inclui e como inclui”, explicou ela.

Já Sannya Rodrigues discutiu a motivação na EAD. “Essa temática discutida, vem de uma parceria que trata da conjunção de uma pesquisa onde consequentemente aponta as principais causas que levam o aluno a evadir-se de um curso, e a partir dai analisar como a motivação e afetividade podem diminuir esse processo. Então, abordamos questões do que se espera do aluno EAD, quais os comportamentos aprendentes, conceitos da motivação, de que forma o aluno se coloca nessa modalidade, que tipo de relações são desenvolvidas nesse espaço virtual. Por fim, concluímos com algumas sugestões de como agir no processo de permanência desses alunos”, destacou a pedagoga.

Congresso3O Congresso teve como objetivo O objetivo congregar profissionais da área da educação e afins para discutir e disseminar conhecimentos produzidos por pesquisadores e alunos das graduações e pós-graduações dos polos, bem como todos aos atores que compõe os polos UAB do Estado.