UEMA realiza II Seminário de Educação do Campo

UEMA realiza II Seminário de Educação do Campo

Nova Imagem (3)A Universidade Estadual do Maranhão, por meio do curso de especialização em Educação do Campo, modalidade a distância, realizou, nos dias 08 e 09 de agosto, o II Seminário de Educação do Campo, com o tema Avaliar para Reconstruir.

O evento aconteceu, simultaneamente, nos polos de Carolina, Caxias, Codó, Fortaleza dos Nogueiras, Santa Inês, São João dos Patos e São Luís, com o propósito de difundir para os alunos as orientações de Trabalho de Conclusão de Curso, bem como discutir os modelos de avaliação formativa e somativa, e o uso da prática de autoavaliação.

Os alunos tiveram palestras sobre as normas de elaboração de artigo e slides, orientações de defesa, e definição do cronograma de defesa de TCC. Estas apresentações foram via web conferência apresentados pela Profa.Ana Gardênia Lima Martins Mendes.

Após o termino da web os alunos ficaram com a programação por polo e apresentação de palestra sobre o tema do evento. “O tema leva a uma reflexão sobre a prática de ministrar e a forma de avaliação a ser aplicada em sala de aula com propósito de atingir o desenvolvimento do aluno, com o professor atento as necessidades dos alunos e não apontando dificuldades”, explicou a coordenadora da especialização, Profa.Ariadne Rocha.

Os alunos do curso foram motivados a se autoavaliarem quanto acadêmicos da especialização e realizar uma avaliação escrita do curso Educação do Campo fornecido pela UEMA. A avaliação dos alunos posteriormente será sistematizada e servirá como instrumento de avaliação interna e replanejamento para novas ofertas.

Com a conclusão das apresentações, durante o período da tarde de sábado e no domingo pela manhã, seguiu a orientação individual de TCC. “Na chegada alguns alunos chegam otimistas e satisfeitos com o bom desenvolvimento dos trabalhos já iniciados, outros receberam orientações sobre definição da metodologia, e esclareceram dúvidas de normalização. Mas o que mais me chamou atenção foi que ao fim do atendimento a postura dos alunos era de confiança e determinação”, finalizou a coordenadora.