UEMA realizou a abertura do I Seminário de Psicologia da Educação

IMG-20150923-WA0028

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou na tarde do dia 23.09, a abertura do I Seminário de Psicologia da Educação, no Centro de Convenções do Campus Paulo VI, com o tema “Contribuições da Psicologia da Educação, face aos desafios na formação docente para o desenvolvimento humano”.

Participaram da solenidade de abertura a pró-reitora de Graduação da UEMA, Andrea de Araújo, representando o reitor, Gustavo Pereira da Costa; a coordenadora do Curso de Especialização em Psicologia da Educação a distância da UEMA, Antônia Márcia Torres; a coordenadora do Curso de Pedagogia a distância, Heloisa Varão, representando a coordenadora Geral do UemaNet, Ilka Serra; Sandra Imaculada Moreira, representando o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche; a assistente da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis, Graça Neri, representando o pró-reitor, Porfírio Candanedo Guerra; a chefe do departamento de Educação e Filosofia, Iva Souza da Silva; Silvana Vale Nascimento, representando a FAPEMA e a pró-reitora de Ensino do IEMA, Socorro Forte, representando o secretário de Estado da Tecnologia e Inovação do Estado do Maranhão, Bira do Pindaré; bem como alunos, professores e autoridades.

Na oportunidade, a pró-reitora de Graduação da UEMA, Andrea de Araújo destacou “esse I Seminário demonstra que a psicologia da educação vem ganhando força, e cada vez mais importância e relevância em nossa universidade, buscando atender as demandas do Estado. Os desafios têm sido superados diariamente. É preciso, ousar e criar, dado o contexto de transformação em que vivemos, a fim de dialogar e fortalecer laços”.

“A ideia é, além de discutir sobre o tema escolhido, enfocar a cultura como uma das dimensões determinantes na educação. Esse curso existe para formar melhor o professor e essa formação precisa ser também, cultural”, explicou a coordenadora do Curso de Especialização em Psicologia da Educação da UEMA, Antônia Márcia Torres.

A palestra de abertura intitulada, “O futuro da escola e a educação do futuro”, foi proferida pelo filósofo e escritor Marcelo Sando que apresentou a necessidade de realizarmos novas reflexões sobre a educação. “Precisamos sair de uma modalidade de ensinar para um modelo de aprender, com menos intervenção dos adultos. A ideia do cultivo pode ser à base de uma nova educação, possibilitando que, com condições, o individuo se desenvolva sozinho. A nossa geração precisa lidar com os assuntos que são contemporâneos a nós, abandonar as relações verticais para entrar em outra lógica de relações horizontais”.

O I Seminário de Psicologia da Educação, organizado pelo curso de especialização em Psicologia da Educação, modalidade a distância, irá até amanhã (25) com o objetivo de discutir e difundir as práticas e os conhecimentos desenvolvidos, acerca da Psicologia da Educação, por meio de palestras, mesas redondas, oficinas e exposição do material produzido, no curso de Especialização em Psicologia da Educação a UEMA, de educadores das redes públicas municipais e estadual, privadas do estado do Maranhão e de outros estados.

A programação gira em torno de temáticas como: Processos psicossociais na formação da subjetividade docente; Desenvolvimento humano e educação; Aspectos e fatores da aprendizagem e dificuldades de aprendizagem; políticas públicas de educação e ensino escolar; Cultura e educação.

Além disso, a programação, ainda, conta, com palestrantes de renome na área educacional e nos intervalos das palestras e mesas redondas ocorrem intervenções culturais, que envolvem performances teatrais, músicas, mímicos, etc. E, ao final de cada dia, os participantes, ainda, podem se inebriar com as apresentações culturais Tambor de Crioula de Mestre Felipe, Bumba Meu Boi de Santa Fé e Banda Xaxados e Perdidos.

A Psicologia da Educação não estuda apenas as dificuldades de aprendizagem, mas se preocupa com os processos de formação da subjetividade do educador/professor, assim como com os processos psicossociais que envolvem o desenvolvimento integral do sujeito/educando, incluindo a personalidade e a aprendizagem, além de todos os processos e fenômenos que envolvem a educação, o ensinar e o aprender.

Por: Karla Almeida