TICs intermediando o PAR é tema de discussão em congresso de EAD

IMG_0317Na tarde do dia 27 de outubro, no 21° Congresso Internacional de Educação a Distância – CIAED, a Universidade Estadual do Maranhão discutiu o tema As TICs intermediando o Plano de Ações Articuladas: uma experiência inovadora.

No trabalho foram apresentados os procedimentos adotados pela coordenação do Plano de Ações Articuladas – PAR, programa do Governo Federal, desenvolvido em parceria com a UEMA/MEC/FNDE/UNDIME, para prestar atendimento aos 217 municípios do Estado do Maranhão, utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs.

“Pensar em utilizar as TICs foi uma forma de desenvolver estratégias de articulação e colaboração com os municípios na perspectiva de capacitar as equipes gestoras municipais para utilização das ferramentas tecnológicas, tendo em vista o processo de construção acompanhamento de seus planos”, explicou Alexsandra Smith, uma das autoras do trabalho e Coordenadora do PAR no Estado.

Além disso, a ideia foi prestar atendimento às equipes gestoras municipais, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA (Moodle) da UEMA e outras ferramentas tecnológicas, imprimindo maior agilidade e dinamicidade ao trabalho, evitando constantes deslocamentos.

Saiba mais sobre o PAR – É um plano plurianual, com previsão de quatro anos, cuja metodologia envolve três fases: o diagnóstico/elaboração, análise técnica e monitoramento/acompanhamento.

O diagnóstico é construído em quatro dimensões: gestão educacional; formação de professores e de profissionais de serviço e apoio escolar; práticas pedagógicas e avaliação e infraestrutura física e recursos pedagógicos. As dimensões se desdobram em indicadores educacionais. Assim são fixadas as prioridades e definidas as ações/subações, objetivando a melhoria da educação básica.