Câmara de EaD da ABRUEM se reúne para discutir modalidade de ensino - UEMA - UemaNet

Câmara de EaD da ABRUEM se reúne para discutir modalidade de ensino

IMG_2992A Câmara de EaD da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais – ABRUEM esteve reunida, nos dias 19 e 20 de novembro, na Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, para discutir o plano de trabalho do ano de 2015 e as atividades previstas.

Durante os dois dias esteve em pauta o seguinte: avaliação das atividades da Câmara no ano de 2015; elaboração de diretrizes para a construção da REDE, traçar metas e metodologias, documentos; planejamento de estratégias para continuidade da EaD nas IES Estaduais; Planejamento do primeiro semestre 2016; diálogo com o Conselheiro Prof. Luiz Dourado para avaliação da Proposta de Resolução de EaD e dar os devidos encaminhamentos.

“A UEMA sediou a reunião da Câmara de EaD da ABRUEM, e para nós foi uma grande satisfação, principalmente, por sermos reconhecidos pela Câmara de EaD como uma instituição pública pioneira em cursos a distância. As discussões envolvendo as políticas de EaD a nível nacional e das instituições estaduais têm sido profícuas e dado um grande respaldo à Câmara da ABRUEM. Acreditamos estar no caminho certo e qualificar os cursos a distância será imprescindível para desenvolver políticas consolidadas nessa modalidade educacional”, comentou a Coordenadora Geral do UEMAnet, Profa. Dra. Ilka Serra.

Além disso, a equipe aproveitou a oportunidade para fazer uma visita ao Núcleo de Tecnologias para Educação da UEMA – UEMAnet, onde conheceram a estrutura física, tecnológica, pedagógica e um pouco do seu funcionamento.

IMG_2994Sobre a Câmara de EaD
A Câmara de Educação a Distância da ABRUEM foi criada em julho de 2011 por solicitação do então Diretor de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), João Carlos Teatini, em reunião com a ABRUEM. O órgão é composto por docentes escolhidos dentre os indicados pelas IES filiadas à ABRUEM.

O objetivo da Câmara é apoiar pleitos defendidos pela Associação, com base em diagnóstico estabelecido por meio da aplicação de questionário às instituições e com projetos que visam o fortalecimento do ensino superior na modalidade a distância.