Alunos de Mineração da UEMA têm aula prática em Mineradora

IMG_0342

Alunos do curso técnico em Mineração, da Universidade Estadual do Maranhão, modalidade a distância, realizaram uma visita técnica na Mineradora Maracanã (bairro Maracanã), no dia 25 de fevereiro. A visita contemplou os conteúdos trabalhados na disciplina Lavra a Céu Aberto.

A atividade teve como objetivo principal a interação e convivência com os processos produtivos da Mineração, especificamente no ramo de extração de areia (sílica), um dos minerais mais abundantes da crosta terrestre utilizado principalmente para a construção civil.

IMG_0337

Na oportunidade, os alunos puderam presenciar o conjunto de operações que compõem todas as etapas, desde a extração até o beneficiamento da areia, bem como os procedimentos logísticos (transportes, máquinas, equipamentos) que subsidiam todo o sistema. “Essa interação foi muito importante para que o estudante tivesse contato com o ‘ambiente fabril’ e a interligação entre a área acadêmica e industrial”, disse a coordenadora do Polo Paulo VI, Aparecida Sousa.

A prática foi avaliada de forma positiva pelos estudantes, haja vista, a articulação da teoria com a prática, que oportunizou experiências significativas e enriquecedoras para a atuação profissional na área da mineração.

IMG_0346