UEMA realiza colóquio sobre o legado de Paulo Freire para os educadores

IMG_1459

A Universidade Estadual do Maranhão realizou, no dia 19 de março, o Colóquio Memória e Saberes de Paulo Freire, com o tema ‘O legado de Paulo Freire para os educadores’. Durante todo o dia alunos do 7º período do curso de Pedagogia, modalidade a distância, discutiram lições das principais obras do autor, visando ampliar a reflexão sobre a escola da atualidade.

“Paulo Freire deixou um grande legado que deve ser conhecido, valorizado e posto em prática os pressupostos da dialogicidade, da participação, da problematização da realidade tão presentes nas ações realizadas pelo autor no Brasil e fora do nosso país”, destacou a coordenadora do curso de Pedagogia a distância, Heloísa Varão.

IMG_1497

Os estudantes apresentaram as seguintes obras: Pedagogia da indignação; Política e Educação; Pedagogia da autonomia; Pedagogia do oprimido; Professora sim, tia não; A importância do ato de ler; Medo e ousadia: o cotidiano do professor; Pedagogia da esperança.

A programação, ainda, constou de apresentação da história de vida do autor, projeção de vídeos ‘Paulo Freire contemporâneo’ e exposição de várias obras.

O colóquio aconteceu, também, nos polos Barra do Corda, Pinheiro, Colinas, Lago da Pedra, Timon, Zé Doca, Santa Inês, Bom Jesus das Selvas, Açailândia, São João dos Patos e Balsas.