Coordenadora do UEMAnet ministra palestra sobre inovação durante Seminário Temático de Graduação na UEMA

IMG_2039

A Coordenadora Geral do Núcleo de Tecnologias para Educação da UEMA – UEMAnet, Profa. Dra. Ilka Serra, ministrou palestra sobre “Inovação no Universo Acadêmico e suas Implicações na Formação de Futuros Profissionais”, durante o II Seminário Temático de Graduação da UEMA. O evento acontece até essa sexta (31.03), com uma rica programação, envolvendo palestras e mesas redondas, discutindo temáticas importantes relacionadas à graduação.

Durante a palestra a Professora Ilka Serra fez uma abordagem geral sobre a inovação e como a universidade se comporta atualmente no contexto desse universo tecnológico. Iniciou pelo significado de inovação, citando o pensamento de Schumpeter (1942), onde ele diz: “inovação é a reforma ou revolução de um padrão de produção a partir da exploração de uma invenção, ou de forma mais geral, uma possibilidade tecnológica original, para a promoção de um novo produto ou serviço”.

Mas, como a universidade pode fazer a diferença nesse processo inovador? A Coordenadora então esclarece, tomando como referência algumas contribuições das universidades no processo de inovação tecnológica. “Sendo fonte de novas ideias e conhecimento geral necessário às atividades de pesquisa básica exploratória e desenvolvimento tecnológico; e, sendo fonte de conhecimento especializado relacionado à área tecnológica da empresa e do setor público. Isso é necessário, porque são raras as pesquisas de alto nível tecnológico. O desenvolvimento experimental e o licenciamento restringiram-se a um papel de consultoria. As pesquisas precisam se desenvolver mais tecnologicamente”, explicou a professora.

IMG_2052

Durante a ocasião, ainda destacou que os avanços tecnológicos não significam retrocesso pedagógico. “Esse modelo tecnológico educacional precisa ser vivenciado pelo professor e pelo aluno. Se pensarmos assim seremos uma universidade que gera desenvolvimento. E o ambiente educacional tem muita influência nisso, porque os conceitos dentro desse ambiente precisam ser repensados. Do contrário, acabamos não avançando no processo de inovação”, ressaltou Ilka.

A professora encerrou sua palestra deixando como reflexão o pensamento de Peter Drucker: “O futuro da educação está fora do campus tradicional, fora da sala de aula tradicional”.