Produção de Fascículos e Vídeo Aulas

Produção de Material Didático

Produção de 54 Cadernos de Estudo para os cursos técnicos, num grande esforço para oferecer aos alunos material adequado às características do ensino na modalidade EAD. Esse material está sendo inseridos no repositório do MEC para utilização de todas as instituições pertencentes ao Sistema Rede – e-Tec Brasil. Vale registrar que cada aluno recebe em média 25 Cadernos de Estudo, considerando que os cursos têm aproximadamente 25 disciplinas.

O quadro a seguir demonstra a produção efetuada no período 2012 – 2014:

CURSO DISCIPLINA
Técnico em Alimentos
  1. Análise de Fisico-Química
  2. Conservação de Alimentos
  3. Informática Aplicada a Produção de Alimentos
  4. Informática Aplicada a Alimentos
  5. Princípios de Conservação de Alimentos
  6. Higiene na Indústria de Alimentos
  7. Programas de Boas Práticas de Fabricação
  8. Tratamento de Resíduos e Efluentes
  9. Tecnologia de Frutas e Hortaliças
Técnico em Contabilidade
  1. Direito Público e Privado
  2. Responsabilidade Social e Ambiental
  3. Contabilidade Pública
Técnico em Controle Ambiental
  1. Ecologia
  2. Química Ambiental
  3. Geografia Aplicada
  4. Vigilância Sanitária
  5. Remediação de Áreas Contaminadas
Técnico em Edificações
  1. Física Aplicada para Edificações +
  2. Instalações Elétricas para Edificações +
  3. Sistema Hidrossanitário e Predial +
  4. Tecnologia das Construções I
  5. Topografia para Edificações
  6. Legislação +
  7. Planejamento de Obras e Serviços +
Técnico em Manutenção Automotiva
  1. Eletricidade Básica
Técnico em Meio Ambiente
  1. Introdução ao Estudo do Meio Ambiente
  2. Geografia Ambiental
  3. Geologia Ambiental
  4. Recuperação de Áreas Degradadas
Técnico em Meteorologia
  1. Instrumentação Meteorológica e Métodos de Observação
  2. Introdução a Astronomia e Geodésia
  3. Introdução as Séries Temporais
  4. Meteorologia Básica
  5. Meteorologia Sinótica
  6. Nuvens e Meteoros
  7. Oceanografia Básica
  8. Aplicativos Computacionais para a Meteorologia
  9. Climatologia Aplicada
  10. Meteorologia Aplicada
  11. Introdução à Micrometeorologia
  12. Hidrologia Básica
  13. Sistema de Alerta de Desastres Naturais
  14. Códigos Meteorológicos
Técnico em Rede em Computadores
  1. Segurança, Meio Ambiente e Saúde
  2. Redes Locais
Técnico em Segurança do Trabalho
  1. Sistema Organizacional e Sistema de Qualidade
  2. Biossegurança do Trabalho
Técnico em Serviços Públicos
  1. Gestão de Pessoas
Guia de Turismo
  1. História Regional
  2. Inglês Aplicado II
  3. Técnicas de Trabalho para Guia de Turismo
  4. História da Arte
  5. Geografia Regional
  6. Recursos Ambientais Aplicados ao Turismo
Técnico em Informática
  1. Análise de Sistemas
  2. Teste de Software
  3. Interação Humano Computador

PRODUÇÃO DE FASCÍCULO/CADERNOS DE ESTUDO E VIDEOAULAS

Com uma linguagem clara e objetiva, são produzidos os materiais impressos (fascículos e cadernos de estudo) e as videoaulas. Esses são os principais objetos de estudos das disciplinas dos cursos a distância da UEMA. O material é produzido com o intuito de atender aos alunos de forma eficiente e acessível, consistindo em um excelente suporte para as discussões presenciais e virtuais.

O caderno impresso é composto pelo plano de ensino, conteúdos sistematizados e atividades para auto-avaliação da aprendizagem. Grande parte do material é produzida pela própria Universidade. A outra parte é disponibilizada no repositório do MEC, como é o caso dos cursos técnicos.

As videoaulas são 100% produção da casa, resultante de gravações das aulas com professores em um estúdio amplo e moderno, possibilitando que cada aluno alcance mais informações sobre o assunto da disciplina já discorrido no fascículo.

As videoaulas são gravadas em um estúdio amplo e moderno, com equipamentos de áudio e edição de última geração. Um instrumento de suporte educacional estruturado pela UEMA e colocado à disposição de toda a comunidade acadêmica. O espaço é composto de um amplo ambiente acústico visando qualidade de excelência de áudio. São dois ambientes. Um de fundo infinito para usar cenários virtuais e o outro de fundo real branco para usar a criatividade no cenário, com cenografia real não virtual. Há também uma cabine técnica de comando e uma sala de edição. Todos os ambientes equipados com iluminação, câmeras, monitores, teleprompters, lousa digital. Enfim, com todas as tecnologias mais avançadas e necessárias para a produção e transmissão em real time de videoaulas.

Conheça um pouco do trabalho do Design Educacional, o coração da EaD, que produz fascículos, videoaulas e todos os objetos de aprendizagem dentro dos cursos a distância.

O designer educacional é o profissional responsável por articular, planejar e elaborar um curso ou processo de aprendizagem para a modalidade a distância. Por exemplo, se a instituição de ensino superior tem o desejo de ofertar cursos EaD, é o setor de design educacional que planeja, desenvolve e utiliza peculiaridades didáticas, visando a aprendizagem através de uma ação sistemática. Ou seja, é pela ação do designer educacional que resultam as condições adequadas ao processo de aprendizagem.

O designer não pensa apenas o fórum, as atividades e a avaliação, mas também articula todos os recursos e objetos de modo que atenda aos propósitos do curso conforme a clientela alvo, isto perpassa desde a orientação dos professores até a forma como os produtos chegarão aos tutores e alunos.

No cotidiano, o trabalho do designer está atrelado ao planejamento, que não é feito de forma aleatória. Por isso, ele precisa conhecer a sua clientela, ou seja, o público alvo com que trabalha. Então, é preciso conhecer o curso, seus objetivos, a modalidade, carga horária, entre outros itens necessários para elaboração, a partir de uma matriz didática, de todos os objetos que estão diretamente ligados à proposta daquele curso, disciplina ou módulo para que seja verdadeiramente, realizado.

Se for comparada por semelhança com o método de ensino presencial, a matriz didática seria o planejamento didático do professor, por isso a sua relevância para o designer. Nela, consta detalhadamente, o que será abordado, a finalidade da disciplina, quais objetos e recursos serão utilizados, o tipo de fórum e os itens de avaliação que deverão ser aplicados e a relação existente entre esses recursos.

Na função também de auxílio aos professores que ministram as disciplinas ou módulos a distância, o designer educacional estaria em equivalência aos supervisores, orientadores e coordenadores pedagógicos do ensino presencial, que ajudam os docentes no desenvolvimento do trabalho, com a complementação de que, no ensino a distância o seu foco não é apenas o professor, mas principalmente o aluno.