Como Funciona

Histórico

A Universidade Estadual do Maranhão constitui-se hoje na maior instituição de ensino superior pública do Estado, sendo a única com presença em praticamente todo o território maranhense. Mantida pelo Governo do Maranhão, sua dimensão espacial é determinada, atualmente, não somente por sua estrutura multicampi, cujo alcance contempla os Centros de Estudos Superiores, mas também em função da abrangência do seu Programa de Formação de Professores (Darcy Ribeiro) e do alcance dos seus inúmeros cursos a distância intermediados hoje pelo Núcleo de Tecnologias para Educação, o chamado UEMANet.


Por perceber a Educação a Distância como um redimensionamento espaço-temporal e uma forma concreta de democratização do ensino, capaz de romper os limites das ações educacionais presenciais, a UEMA começa sua história com a EaD em 1998, quando extrapolando sua competência para o ensino superior e para atender às fortes demandas que se apresentavam na rede pública do Estado, obteve uma concessão extraordinária do Conselho Estadual do Maranhão e iniciou um curso de formação de professores, cunhado com o nome de “Magistério 2001”.


Por causa dessa experiência marcante e exitosa, a Universidade enveredou definitivamente na seara desconhecida desse campo educacional e vem ao longo de uma década e meia contribuindo significativamente para elevação dos indicadores sociais do Maranhão. A criação de um Núcleo de Educação a Distância (Nead) no ano 2000, seguida do oitavo credenciamento do MEC para universidades brasileiras atuarem com cursos a distância e do início em 2002 do curso de licenciatura em Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, delinearam esse nascedouro e a vocação da UEMA para a inovação educacional.


O então Nead assumira a responsabilidade pela concepção, difusão, gestão e avaliação de projetos em Educação a Distância com vistas ao atendimento dos anseios da população no que concerne à formação de profissionais nas diversas áreas de conhecimento, em nível médio, ensino profissional, ensino superior e formação continuada. Suas ações em 8 anos de existência inauguraram um novo modo de fazer e levar educação aos mais diversos rincões do Maranhão.


Diante do amadurecimento dessa trajetória e da necessidade de adequação do espectro de atuação do Nead, inaugurou-se um novo ciclo para a Educação a Distância na Instituição, que culminou com a sua transformação no Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet). Essa nova concepção incorporou-se do esquema de representação social do nome e imagem da UEMA e trouxe consigo pelo menos duas alterações significativas: a primeira, que ampliou o papel do núcleo para não somente conceber, mas articular e fomentar projetos junto às instâncias dos Centros de Ciências e de Estudos Superiores; e uma segunda alteração, que redimensionou o espectro da sua atuação para além dos âmbitos da EaD, incorporando na sua prática, toda e qualquer ação de caráter educacional, independente da sua natureza presencial ou a distância, que possa ser mediada por algum instrumento tecnológico.


A percepção do reitorado da UEMA quanto a irreversibilidade do uso das tecnologias educacionais nos contextos de aprendizagem e sua decisiva imersão em dois grandes programas do Ministério da Educação, a Universidade Aberta do Brasil e a Rede e-Tec Brasil, foram determinantes para o posicionamento, hoje, do UEMAnet como referência nacional na intermediação de cursos a distância. Prova indubitável do valor e da grandeza desse trabalho pode ser identificada no aparato estrutural e tecnológico disponível e na sua estrutura de gestão, organizada de forma descentralizada dentro da estrutura multicampi adotada pela Universidade.


A IES vem mantendo-se diligente diante dos desafios para realizar com qualidade a formação educacional da sociedade maranhense. Não fosse o seu pioneirismo em romper com os limites geográficos da sala de aula convencional, dificilmente a população poderia ser alcançada plenamente pelos processos tradicionais de ensino. Na jornada até aqui, mais de 40 mil alunos residentes em todos os 217 municípios do Estado já concluíram seus estudos em um dos seus cursos a distância de aperfeiçoamento, técnico, licenciatura, bacharelado, tecnólogo ou pós-graduação.


Em todos esses cursos, o ponto de partida e convergência será sempre o estudante em toda a sua complexidade. Não por outra razão, nos cursos intermediados pelo UEMAnet são utilizadas e sincronizadas diferentes mídias para aprendizagem (livro impresso, videoaula, videoconferência via internet, ambiente virtual de aprendizagem, podcasts, etc). Da geração dos conteúdos para cada um desses elementos midiáticos às suas aplicações nos inúmeros municípios onde estão situados os polos de apoio presencial dos cursos, nunca faltou dedicação e comprometimento daqueles que vem construindo a história da EaD na UEMA, para ultrapassar limites e maximizar as capacidades humanas e os recursos tecnológicos disponíveis em prol de uma educação de qualidade para o povo do Maranhão.


Atualmente


56 polos de apoio presencial

14 cursos técnicos

4 cursos de graduação

6 cursos de pós-graduação

7 cursos abertos

Além de vários cursos de aperfeiçoamento



Metodologia de Ensino

O ensino a distância demanda uma eficiente estrutura de apoio e acompanhamento ao aluno, em sua trajetória formativa, nas atividades presenciais e a distância. Nos momentos presenciais, exige tutores capacitados nos conteúdos dos programas curriculares para auxiliar os estudantes no desenvolvimento de suas atividades individuais e em grupo, em horários pré-estabelecidos, nos Polos de Apoio Presencial. Nos momentos a distância, o acompanhamento é realizado por meio do ambiente virtual de aprendizagem, videoaula, diferentes meios de comunicação síncrona e assíncrona e outros recursos.


A interatividade é uma condição essencial, vez que nesse processo o estudante constrói sua aprendizagem em uma relação autônoma, dispondo, ainda, de recursos para aprendizagem colaborativa no ambiente virtual de aprendizagem e a mediação com o tutor e o professor da disciplina.


O desenho pedagógico dos cursos intermediados pelo UEMAnet prima por oferecer um serviço educacional de excelência, com a missão de facilitar o acesso e permanência do estudante no curso. Para tanto, dispõe de um conjunto de recursos didáticos com vistas a subsidiar o processo ensino-aprendizagem, fazendo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs, como forma de garantir a interação professor/cursista, cursista/cursista e tutor/cursista.


A infraestrutura educacional organizada na instituição de ensino, presente no Núcleo de Educação a Distância (EAD) é complementada com a infraestrutura de tecnologia dos Polos de Apoio Presencial, compostos por laboratórios de informática com acesso à internet, espaços administrativos e de estudo que garantem ao aluno as condições necessárias para desenvolver as atividades do curso.


A interligação de computadores permite a integração dos conteúdos disponíveis em outras mídias, além da interatividade, a formação de grupos de estudo, a produção colaborativa e a comunicação entre professor, tutor e cursistas e desses entre si.


O conteúdo audiovisual utilizado nos cursos está relacionado com o material impresso e com o ambiente virtual, permitindo a expansão e o detalhamento dos conceitos abordados. Entre esses, destacam-se: aulas virtuais, objetos de aprendizagem que serão desenvolvidos ao longo do curso, simuladores, fóruns, salas de bate-papo, conexões a materiais externos, atividades interativas, tarefas virtuais, modeladores, animações entre outros recursos e ferramentas que poderão ser acrescidos.


Há ainda estudos de caso individuais e em grupos que permitem ao aluno a proposição de alternativas de resolução de problemas, fazendo-o utilizar a imaginação e a criatividade; trabalhos, em grupo ou individual, como a construção de projetos utilizados nas áreas de conhecimento da profissão; visitas técnicas e aulas práticas que permitem ao aluno o contato com a realidade da profissão.



Recursos Didáticos

O processo ensino-aprendizagem exige cada vez mais do professor dedicação para que o conteúdo ministrado seja trabalhado de uma forma dinâmica, eficiente e prazerosa. Assim, os professores assumem um papel de suma importância e uma boa didática desenvolvida por estes é essencial neste processo.


O material didático se constitui um instrumento facilitador da construção do conhecimento e mediador da interlocução entre os sujeitos do processo educacional. A concepção do material didático passa pela perspectiva de favorecer o processo de mediação pedagógica de forma autodirigida pelo estudante, privilegiando textos dialógicos, parágrafos curtos, conexões com outros meios didáticos para aprofundamento dos assuntos (hiperlinks) atividades de aprendizagem para autoavaliação constante, animações, apoio de ilustrações que motivem a aprendizagem.


O uso dos recursos didáticos na modalidade a distância é necessário e deve ser constante, pois, oportuniza ao estudante a autonomia de estudo e a consequente aprendizagem. Nesse sentido, os recursos audiovisuais são elaborados de acordo com o programa das disciplinas, mantendo coerência com o material impresso e o ambiente virtual de aprendizagem, devendo ser utilizados como complementação e/ou reforço dos objetivos a serem alcançados. Assim, a utilização de recursos didáticos serve para que o aluno descubra seu próprio mundo, esclareça suas dúvidas, valorize o ambiente que os cerca e entenda que não é apenas com materiais previamente preparados, que muitas vezes não condizem com as suas realidades, e adquiridos pela escola que irá ilustrar a sua aula.


Os recursos apresentados são de cunho didático e servem de base para a aprendizagem e são utilizados para atender a estrutura curricular do curso. São eles:


  • Fascículos (material impresso): concebido como um dos principais materiais para o aluno no estudo das disciplinas. É composto por planos de ensino, conteúdos sistematizados e atividades para avaliação de aprendizagem. Consiste em um excelente suporte para as discussões presenciais e virtuais;
  • Videoaula: resultado da gravação de aula pelos professores em um estúdio profissional. Finalizada sob o formato de DVD, possibilita o alcance de mais de informações sobre o assunto da disciplina já discorrido no caderno de estudo;
  • Textos complementares: selecionados pelo professor para serem estudados nas disciplinas. Eles se configuram como leitura enriquecedora aos conteúdos;
  • Coletânea: Textos selecionados pelo professor e organizados dentro de uma sequência lógica, coerente com a ementa do curso.


Meios de Interação e Comunicação

Para auxiliar no desenvolvimento didático em geral, especificamente nas questões de comunicação e interação entre professores, tutores e estudantes são utilizados os seguintes recursos e meio de interação e comunicação:

 

  • Conferência via web: é o sistema online de transmissão de áudio e vídeo a participantes separados geograficamente. Essa ferramenta possui a vantagem de oportunizar aos professores, tutores e estudantes uma interatividade expressiva, pois os participantes podem ver e ouvir uns aos outros ao mesmo tempo, seja em sala do polo (específica para esse fim) ou a partir de qualquer computador conectado a Internet.
  • Ambiente virtual de aprendizagem (AVA): sistema online de gerenciamento de cursos com recursos da Internet, voltados para a EAD. No Núcleo é utilizado o sistema gratuito Moodle como plataforma para o AVA. Por meio do moodle, o aluno pode acompanhar as disciplinas do curso; visualizar o calendário de disciplinas; obter a versão digital do material didático; assistir videoaulas; participar dos fóruns para discutir sobre os temas com os professores, tutores e colegas; submeter as atividades e os exercícios ao professor e tutor. Além disso, o moodle permite maior interação com tutores, professores, coordenadores e colaboradores do UEMAnet;
  • Encontros Presenciais: os encontros obrigatórios para aplicação de provas e apresentação de trabalhos acadêmicos, sempre acontecem nos finais de semana no Polo de Apoio Presencial na UEMA, com data e horário previstos no Calendário Acadêmico, divulgado na sala virtual do curso. O tutor presencial fica durante a semana em horário definido no polo para atender aos alunos individualmente ou em grupos para participação de conferências via web, exibição de videoaulas esclarecimentos de dúvidas e orientações gerais.

 

Trabalho Técnico/Pedagógico

Para efetivação do trabalho técnico-pedagógico dos cursos são disponibilizados diferentes profissionais:

  • Coordenador do curso: responsável pela coordenação acadêmica e administrativa do curso. Zela pela qualidade do curso, reúne os professores responsáveis para ministrar as diferentes disciplinas, orienta e acompanha o trabalho desses professores, dos tutores e supervisiona o andamento das disciplinas;
  • Professor da disciplina: especialista na área de conhecimento da disciplina ofertada. Grava as vídeoaulas, elabora as atividades avaliativas virtuais e presenciais, promove a formação continuada e acompanha os tutores a distância no desenvolvimento da disciplina e corrige provas com os tutores a distância.
  • Tutor a distância: atua como mediador do conhecimento no processo de aprendizagem no ambiente virtual de aprendizagem.
  • Tutor presencial: profissional da área do curso atua como facilitador do processo de aprendizagem no que diz respeito à compreensão das tarefas avaliativas, e elucida as dúvidas gerais e metodológicas do curso, acompanha atividades como provas, pesquisas, seminários, estágios e durante a construção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
  • Coordenador de tutores: profissional que acompanha o desempenho dos tutores, supervisionando a frequência e a qualidade das mediações dos tutores nas atividades do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA.