MIGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PRESENCIAL PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: estudo de caso

Autores

  • Cláudio Boghi

Resumo

Este artigo descreve e analisa a migração de uma profissional do ensino presencial para a educação a distância. É uma pesquisa exploratória e qualitativa, do tipo estudo de caso, que utiliza como técnica básica uma entrevista, além de fundamentação teórica, a partir de revisão bibliográfica. O é objetivo é interpretar essa migração inserida em um contexto mais amplo, de pós-modernidade e complexidade. O caso descreve o desenvolvimento de habilidades e competências em relação às Tecnologias de Informação e Comunicação, necessárias ao trabalho de docência e gestão em educação a distância. O estudo mostra que diversos fatores foram essenciais no sucesso da profissional na migração: atitude e motivação para aprender, afetividade, persistência, abertura a trocas sociais e habilidades comunicacionais. O artigo conclui que para fazer EaD na pós-modernidade, são necessários: humildade epistemológica, calma e paciência (porque não saberemos as respostas para tudo); interação constante com os alunos, os pares e a sociedade; e aprendizagem contínua para lidar com a complexidade.Palavras-chave: Competências. Habilidades. Empregabilidade. Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Educação a Distância (EaD).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Boghi

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Guarulhos (2000), Mestre em Ciências em Tecnologia Nuclear pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares IPEN– USP (2008). Professor Titular da Universidade Anhembi Morumbi–SP

Downloads

Publicado

04-11-2016

Como Citar

BOGHI, C. MIGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PRESENCIAL PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: estudo de caso. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 2, n. 2, 2016. Disponível em: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/105. Acesso em: 16 abr. 2024.