INCLUSÃO SOCIAL, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E MÍDIAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: uma análise do Bolsa Futuro - Programa Estadual de Qualificação Profissional, Goiás, Brasil

Autores

  • CARMEM SANDRA RIBEIRO DO CARMO

Resumo

O trabalho ora apresentado foi elaborado com base na documentação e depoimentos de atores envolvidos na criação, execução e avaliação do programa Bolsa Futuro com o intuito de analisar e apresentar os resultados de uma política pública, mediada pelas mídias de tecnologia da informação - qualificação profissional por meio da educação a distância, aplicada para as famílias de baixa renda, no qual totaliza 233.451 qualificações, nesta modalidade, de 2011 a 20 de fevereiro de 2015. O programa foi implantado e executado no Estado de Goiás pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia – SECTEC, hoje, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico, Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado de Goiás - SED e sua REDE ITEGO – composta, à época, por 13 Institutos Tecnológicos de Goiás e mais de 100 Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás - COTECs, a eles vinculados, distribuídos estrategicamente pelo Estado. Foram consideradas as respostas destes questionamentos sobre o Programa Bolsa Futuro: por que foi pensado e executado um programa estadual dessa envergadura para a qualificação profissional; como foi a implementação e implantação do programa Bolsa Futuro e como se deram a evolução, os resultados e as consequências.Palavras-chave: Tecnologia da Informação. Educação a Distância. Bolsa Futuro - Avaliação de Impacto. Qualificação Profissional.

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Biografia do Autor

CARMEM SANDRA RIBEIRO DO CARMO

Especialista em Orientação Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO. Graduada em Pedagogia com ênfase em Supervisão Escolar pela Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns – GO

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Publicado

04-11-2016

Como Citar

DO CARMO, C. S. R. INCLUSÃO SOCIAL, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E MÍDIAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: uma análise do Bolsa Futuro - Programa Estadual de Qualificação Profissional, Goiás, Brasil. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 2, n. 2, 2016. Disponível em: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/110. Acesso em: 24 abr. 2024.