A PRÁTICA DO TUTOR NA MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO COM O ALUNO

Autores

  • Arnaldo de Souza Menezes Filho Instituto Federal do Maranhão
  • Girsivania Teixeira dos Prazeres UEMANET

Resumo

Análise da prática do tutor a distância enquanto mediador do conhecimento. Este trabalho apresenta-se como uma averiguação da prática de um sujeito educacional importante a modalidade de Educação a Distância (EaD), o chamado tutor de educação a distância, o qual se justifica pela sua ação considerada indispensável ao processo de ensino aprendizagem nessa modalidade de ensino. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi investigar a prática do tutor a distância enquanto mediador do conhecimento, sob o horizonte e com possibilidade de formação de uma autonomia discente. Para tanto, apoiamo-nos nas literaturas e autores de EaD como Mattar (2012), Mill (2007, 2010), assim como também nos Referenciais de Qualidade do MEC que abordam a qualidade na educação a distância. Na fundamentação teórica, por meio de análise bibliográfica de cunho hermenêutico, utilizamos autores da filosofia como Benjamin (1984, 1985, 1994) e Adorno (1985, 1995), os quais tratam da questão da autonomia educativa como prática libertária condizente com a possibilidade de formação discente dentro do contexto de mídias e instrumentos de comunicação de massa da modernidade. Concluiu-se que a importância da prática da tutoria aponta para a mediação de conhecimento envolvida na formação da autonomia como realidade concreta e constatada, de modo que o objetivo educacional de autoformação discente deve acompanhar esta prática.Palavras-chave: Educação a Distância. Tutoria. Mediação. Autonomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arnaldo de Souza Menezes Filho, Instituto Federal do Maranhão

Mestrado em Políticas Públicas (UFMA). Especialista em Educação (UEMA), Ética e Filosofia Política (IESMA) e Gestão Pública (UEMA). Graduado em Licenciatura em Filosofia (UFMA) e Bacharelado em Administração de empresas (UEMA). Possui aperfeiçoamento em Tanatologia (HUUFMA) e Educação à distância (UEMANET). Foi professor da Universidade CEUMA, onde atuou também como coordenador do Curso de Gestão em Recursos Humanos. Foi professor da pós- graduação (stricto sensu) da Faculdade Laboro. Atua como professor do Curso de Licenciatura em Filosofia (modalidade à distância,UEMA) Tem experiência no magistério superior (graduação e pós-graduação) e na Educação básica (ensino técnico, profissionalizante e médio). Tem experiência em Educação à distância (como tutor, professor conteudista e coordenador de Curso). É membro (Pesquisador) do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde e Intervenções com Animais - IAA - CNPq - DEPSI-UFMA http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6884082400125442. Atua nas áreas de Filosofia, Administração, Ética e Educação. É pesquisador nas áreas de Políticas Públicas, Educação, Filosofia (Ética, Bioética, Política) e Administração (Ética organizacional, Marketing e Recursos Humanos). Atualmente mantém seus estudos e interesses de pesquisa nas áreas do Especismo e Direito dos animais. É membro da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde e Intervenções com Animais - IAA - CNPq - DEPSI-UFMA http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6884082400125442. Publicou dois livros sobre "Ética e experimentação Animal". É ativista defensor dos direitos dos animais.

Girsivania Teixeira dos Prazeres, UEMANET

possui MESTRADO em CULTURA e SOCIEDADE pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com pesquisa em EDUCAÇÃO A DISTANCIA (EaD), Especializações em Docência do Ensino Superior e Gestão Estratégica de Pessoas (cursando), é GRADUADA em FILOSOFIA LICENCIATURA PLENA (UFMA). Atualmente atua como COORDENADORA DE ESTÁGIO do Curso de FILOSOFIA na modalidade EaD da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).Também é professora do Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA), ministrando as disciplinas de Ética, Filosofia Política e Metodologia de Ensino. 

Downloads

Publicado

07-07-2017

Como Citar

MENEZES FILHO, A. de S.; DOS PRAZERES, G. T. A PRÁTICA DO TUTOR NA MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO COM O ALUNO. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 3, n. 1, 2017. Disponível em: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/135. Acesso em: 25 abr. 2024.