POLÍTICAS EDUCATIVAS PARA INTEGRAÇÃO DAS TICs NA SALA DE AULA NO CENÁRIO BRASILEIRO: tendências contrárias e favoráveis as tecnologias na contemporaneidade

Autores

  • José Gomes da Silva

Resumo

Diante das novas configurações a nível internacional, onde as tecnologias têm ocupado um papel central no desenvolvimento econômico, torna-se fundamental a discussão em torno ao papel das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na sociedade, a qual passa por mudanças rápidas ocorridas principalmente pelo avanço tecnológico. Diante desse contexto devemos atentar para o papel da tecnologia, observando como ela contribui para as mudanças em seu entorno e como circula entre os humanos, fazendo-se cada vez mais essencial para o seu trabalho, para a comunicação e também para a sua existência. Nessa perspectiva buscamos discutir especificamente sobre o papel das TICs na educação, portanto, o presente artigo discute as políticas educativas para integração das TICs na sala de aula no cenário brasileiro, destacando as tendências contrárias e a favor do uso da tecnologia, as quais podem ser relacionadas ao medo em usar essas tecnologias ou também ao seu uso sem critério pedagógico. A abordagem metodológica é predominantemente qualitativa e de natureza documental. As fontes utilizadas foram: marcos normativos, informes oficiais e relatórios técnicos. O estudo apontou que o desenvolvimento de políticas educativas é fundamental para conseguir a integração das TICs na sala de aula, entretanto, as tendências relacionadas ao uso dessas tecnologias têm também um papel importante no processo de integração.Palavras-chave: Políticas educativas. TICs. Tendências. Sala de aula. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27-03-2017

Como Citar

GOMES DA SILVA, J. POLÍTICAS EDUCATIVAS PARA INTEGRAÇÃO DAS TICs NA SALA DE AULA NO CENÁRIO BRASILEIRO: tendências contrárias e favoráveis as tecnologias na contemporaneidade. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 3, 2017. Disponível em: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/163. Acesso em: 25 abr. 2024.