AS CONTRIBUIÇÕES DA FACULDADE DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU NA MODALIDADE EaD NA UEMG

Autores

  • Adálcio Carvalho de Araújo
  • Robert Delano de Souza Correa

Resumo

O presente artigo traz uma reflexão acerca das contribuições da Faculdade de Políticas Públicas Tancredo Neves nas discussões e gestão da educação a distância (EaD) no contexto da Universidade do Estado de Minas Gerais. O conceito de Universidade Aberta do Brasil e o histórico da UEMG na modalidade EaD são apresentados na introdução com a contextualização da celebração do Convênio com a Fundação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Discute-se, ainda, o conceito de gestão da EaD, na segunda seção, como autonomia cerceada em que os processos e ações são desenvolvidos pela instituição de acordo com as regras do convênio. Utilizou-se a metodologia qualitativa com a abordagem descritiva na perspectiva mencionada por Gil (2014). A pesquisa bibliográfica e documental foi realizada, proporcionando o levantamento de documentos secundários e primários da execução dos cursos e das ações pedagógicas da FaPP. São abordadas as contribuições pedagógicas, discussões institucionais da EaD, operacionais e de formação da equipe de EaD. Conclui-se que a FaPP assumiu um papel relevante na institucionalização da EaD na UEMG com a realização de cursos de graduação e de pós-graduação lato sensu e a participação de seu quadro docente e servidores administrativos em inúmeras ações acadêmicas de apoio à gestão e suporte tecnológico. Palavras-chave: Faculdade de Políticas Públicas. EaD. Gestão da EaD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

07-07-2017

Como Citar

CARVALHO DE ARAÚJO, A.; DE SOUZA CORREA, R. D. AS CONTRIBUIÇÕES DA FACULDADE DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU NA MODALIDADE EaD NA UEMG. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 3, n. 1, 2017. Disponível em: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/172. Acesso em: 19 abr. 2024.