AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: utilização de suas ferramentas no desenvolvimento das presenças de ensino, social e cognitiva

Autores

  • Luiz Claudio de Mello Braga
  • Ana Eugênia Gonzales Chena
  • Márcia Zabdiele Moreira
  • Diego de Queiroz Machado

Resumo

Com a percepção cada vez maior de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para promover a educação, levando-a a tempos e lugares antes impraticáveis, surge a necessidade de se organizar os ambientes e os cursos que se apropriam dessas TICs com fins de facilitar seu acesso. Assim, o presente estudo teve por objetivo analisar as principais ferramentas do ensino a distância em ambientes virtuais de aprendizagem relativas ao desenvolvimento das presenças de ensino, social e cognitiva, dos atores envolvidos. Trata-se de um ensaio teórico, sendo, portanto, realizado por meio de pesquisa bibliográfica. Como principais resultados, verificou-se o estabelecimento de uma matriz básica de competências para produção com qualidade de um curso em EaD. Foram apresentadas as diferenças entre Ambiente Virtual de Aprendizagem, ambiente informatizado de aprendizagem e objeto de aprendizagem. Foram estudadas as principais ferramentas do ensino a distância de acordo com sua presença. Desse modo, na presença de ensino, a agenda; na presença social, o e-mail, o fórum, as listas de discussão, o chat, a audioconferência, videoconferência e webconferência; na presença cognitiva, os objetos de aprendizagem, a webaula e o portfólio. Mostraram-se as peculiaridades inerentes a cada mídia, bem como suas vantagens e desvantagens. Abordou-se a necessidade de se ter uma gama de profissionais diferentes e específicos para a construção de um bom material didático. Constatou-se que, se a construção do material didático de qualidade é feita com diversos profissionais, a gestão dessa equipe também é importante. Apresentou-se, então, um modelo de gestão adaptado do Modelo Scrum para gerenciamento de projetos. Essa matriz, contudo, ainda carece de uma área do conhecimento essencial: a artística, enquanto a gestão deve ser executada por profissionais da área.Palavras-chave: Educação a Distância. Tecnologias de Informação e Comunicação. Mídias Educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-12-2017

Como Citar

BRAGA, L. C. de M.; CHENA, A. E. G.; MOREIRA, M. Z.; MACHADO, D. de Q. AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: utilização de suas ferramentas no desenvolvimento das presenças de ensino, social e cognitiva. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 3, n. 2, 2017. Disponível em: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/218. Acesso em: 24 abr. 2024.