A PRESENÇA DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS PROFISSIONAIS DE PEDAGOGIA NO MARANHÃO: análise da formação nos cursos de Pedagogia das Universidades Públicas de São Luís - MA

Autores

  • Fabíola de Mesquita Costa Silva

Resumo

A presente pesquisa investigou a presença das tecnologias digitais na formação acadêmica do pedagogo nas Universidades Públicas em São Luís – MA, a partir da relação entre diretrizes, formação curricular e letramentos do discente. A pesquisa investigou como se dá a presença das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na formação acadêmica dos profissionais dos cursos de Pedagogia oferecidos pelas instituições públicas na capital maranhense? De forma específica, o trabalho observou quais disciplinas presentes na formação inicial preparam para o uso de tecnologias nas práticas de ensino aprendizagem. Além disso, identificou a percepção dos alunos acerca da própria formação acadêmica e em que medida a matriz curricular proporciona aos discentes a aquisição de saberes tecnopedagógicos. Como objetivos específicos, apresentam-se as seguintes etapas de trabalho: verificação das matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia de universidades públicas de São Luís; identificação de disciplinas compatíveis e apropriação das tecnologias às práticas educativas; investigação do perfil discente em formação relacionados aos letramento digital e aos saberes tecnopedagógicos. A pesquisa caracteriza-se pela abordagem qualitativa-descritiva, a qual, partir de um estudo comparativo (Uni 1 e Uni 2), apresentou como etapas: levantamento bibliográfico e revisão de literatura, análise documental e coleta de dados com aplicação de entrevistas semiestruturadas aos discentes de pedagogia das universidades públicas selecionadas. E, finalmente, para análise dos dados, optou-se pela análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados demonstraram que pouco mais de 1,5% do componente curricular dessas instituições dedicam-se ao ensino associado às tecnologias e evidenciaram uma formação ineficiente dos futuros pedagogos para constituição de saberes tecnopedagógicos. Palavras-chave: Formação docente inicial. TDIC. Maranhão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-07-2018

Como Citar

DE MESQUITA COSTA SILVA, F. A PRESENÇA DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS PROFISSIONAIS DE PEDAGOGIA NO MARANHÃO: análise da formação nos cursos de Pedagogia das Universidades Públicas de São Luís - MA. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 4, n. 1, 2018. Disponível em: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/289. Acesso em: 18 abr. 2024.