LETRAMENTO DIGITAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Jaciara Carvalho Costa
  • Monica Fontenelle Carneiro

Resumo

Compreender em que consiste letramento e suas implicações ao sistema escolar torna-se cada dia mais urgente, visto que fazemos parte de uma sociedade dominada pelo código escrito. Diante dos avanços tecnológicos, de um mundo globalizado e uma sociedade líquida, as transformações nas formas de comunicações acontecem quase que instantaneamente, fazendo como que novas demandas comunicativas e de relações de poder de manifestem por meio da linguagem. Diante desse cenário, este artigo propõe uma reflexão acerca da relação entre os impactos do letramento digital frente ao processo ensino-aprendizagem assumido pelas instituições escolares. Como categorias teóricas tem-se letramento, letramento digital e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), ancorando-se em trabalhos de estudiosos como Kleiman e Assis (2016), Rojo (2013), Soares (2003), Street (1983, 2014 [1995]), Tfouni (2000 e 2006), Xavier (2005), entre outros, neste trabalho qualitativo de natureza exploratória cujo procedimento metodológico está baseado em aporte bibliográfico. Para alcance do objetivo postulado, faz-se uma recapitulação dos conceitos que envolvem letramento e letramento digital, não perdendo de vista relação de dependência deste último com as TICs e com o uso das semioses na linguagem multimodal. Como resultado, esta investigação prevê uma demonstração de como o letramento digital pode impactar no processo de aprendizagem, que é o principal objetivo da Escola.Palavras-chave: Letramento. Letramento digital. Tecnologias de informação e comunicação. Prática pedagógica. Ensino-aprendizagem.

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Publicado

16-11-2018

Como Citar

CARVALHO COSTA, J.; FONTENELLE CARNEIRO, M. LETRAMENTO DIGITAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 4, 2018. Disponível em: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/321. Acesso em: 28 mar. 2024.