USO DOS AMBIENTES COLABORATIVOS DO GOOGLE NO SUPORTE A METODOLOGIA PBL (PROBLEM BASED LEARNING) EM ENSINO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

Autores

  • André Luiz Palhardi
  • Ismar Frango Silveira

Resumo

O presente trabalho visa introduzir o leitor nas características básicas da Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP ou PBL – Problem Based Learning sendo essa atividade suportada pelo ambiente colaborativo oferecido pelo Google. Dentro dessas práticas o trabalho explorará uma faceta importante do processo no tocante a sua natureza colaborativa. Colaboração essa que, pela metodologia PBL, pode ocorrer de diversas formas e que nesse trabalho tratará dos sistemas colaborativos informatizados com base na WEB. Além dessa faceta o trabalho traz o resultado de uma ação educativa utilizando o modelo proposto juntamente com a discussão dos resultados apontados pelos discentes.Palavras-chave: PBL-Problem Based Learning. Ambientes Colaborativos de Aprendizagem. Metodologias Ativas de Aprendizagem. Ferramentas Google.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

16-11-2018

Como Citar

PALHARDI, A. L.; FRANGO SILVEIRA, I. USO DOS AMBIENTES COLABORATIVOS DO GOOGLE NO SUPORTE A METODOLOGIA PBL (PROBLEM BASED LEARNING) EM ENSINO SUPERIOR DE TECNOLOGIA. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 4, 2018. Disponível em: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/331. Acesso em: 16 abr. 2024.