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TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PLANEJAMENTO DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO

Angislene Ribeiro Silva Reis, Samuel de Carvalho Lima

Resumo


As tecnologias digitais têm sido utilizadas para promover o ensino de línguas tanto pelo seu potencial de interatividade quanto pelo interesse que desperta nos alunos. O objetivo deste artigo é analisar de que modo as tecnologias digitais são pressupostas no contexto de ensino de Língua Portuguesa em curso Técnico de Nível Médio integrado. Em nossas bases teórico-metodológicas, dialogamos com estudos que descrevem o potencial das tecnologias no ensino (KENSKI, 2008, 2012; SALGUEIRO, 2013; REZENDE, 2016) para desenvolvermos uma pesquisa descritiva e exploratória. Para isso, analisamos os objetivos, os conteúdos e as metodologias descritas nos programas da disciplina de Língua Portuguesa presente no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do curso Técnico de Nível Médio Integrado em Informática do Instituto Federal do Rio Grande do Norte de modo a descrever como as tecnologias digitais são pressupostas no planejamento do ensino. Os dados analisados demonstram que os documentos norteadores do ensino carecem de pistas explícitas que relacionem as tecnologias digitais e o ensino. Concluímos que as tecnologias digitais devem ter seu destaque nos documentos norteadores do ensino para que seus usos sejam encorajados e ampliados em função das práticas sociais de leitura e escrita contemporâneas.

Palavras-chave: Tecnologias digitais. Ensino de Língua Portuguesa. Curso Técnico de Nível Médio Integrado. Projeto Pedagógico de Curso.

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