PROFESSOR AUTOR: competências docentes para uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino Fundamental segundo a abordagem CCS

Autores

  • Mônia Daniela Dotta Martins Kanashiro
  • Klaus Schlünzen Junior

Resumo

O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) já acontece nas escolas e as diretrizes nacionais sinalizam sua importância no processo educativo. Porém, seu sucesso no ensino depende da atuação docente, é o professor o autor da ação intencional voltada a aprendizagem. Assim, pensar formação docente para uso das tecnologias é primordial quando se pretende incluí-las na educação. A partir de consultas às diretrizes nacionais sobre a educação e da busca bibliográfica de trabalhos e autores que versam sobre educação e tecnologias no Ensino Fundamental, este trabalho busca refletir sobre as competências docentes para uso das TDIC no Ensino Fundamental segundo a abordagem construcionista, contextualizada e significativa (SCHLUNZEN, 2000). Apresenta importantes considerações sobre a prática educativa com o apoio das TDIC, as competências necessárias ao professor e visa pensar a formação continuada dos docentes, de modo que se tornem professores autores, considerando uma sociedade que está imersa em inovações tecnológicas, num momento em que a educação carece de renovação para não perder sua relevância frente a facilidade de acesso a informação. A base teórica que respalda este trabalho apoia-se em autores que concebem a tecnologia como ferramenta e não como um fim em si. O trabalho estrutura-se em cinco momentos que apresentam as reflexões realizadas: Introdução, Prática Docente e as TDIC, Formação Continuada de Professores e as TDIC, Discussão e Considerações Finais. Concluímos, entendendo que o uso das TDIC na educação por um professor autor, requer uma formação para além da proficiência técnica, sendo preciso o desenvolvimento de competências relacionadas à pesquisa, seleção, organização, criação de materiais e de propostas de aprendizagem que atendam as demandas do currículo e os anseios dos estudantes, visando uma aprendizagem significativa com ações transformadoras, que considere o contexto do processo educativo e promova reflexão.Palavras-chave: Formação Docente. TDIC na Educação. Competências Docentes. Ensino Fundamental. Abordagem CCS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-07-2019

Como Citar

DOTTA MARTINS KANASHIRO, M. D.; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. PROFESSOR AUTOR: competências docentes para uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino Fundamental segundo a abordagem CCS. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 5, n. 1, 2019. Disponível em: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/422. Acesso em: 24 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)