QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - EaD COMPARADA AO PRESENCIAL

Autores

  • Larissa Ferreira Gomes Chaves
  • Thaynara Lins de Sousa Silva
  • Vilson Sousa Costa
  • Joelina Maria da Silva Santos

Resumo

Na atualidade tem-se observado um grande número de alunos adeptos a educação superior a distância – EaD e em contra partida um pré-conceito em relação a esta modalidade. Nesse contexto, este artigo tem como escopo comparar a qualidade de ensino em diferentes cursos do ensino superior nas modalidades EaD e presencial, analisar diversas literaturas, diagnosticar diferenças significativas entre as modalidades de ensino e sugerir estratégias para melhorias de ambas as modalidade, e dessa forma, buscar desmitificar o pré-conceito existente por muitas pessoas da sociedade sobre a educação EaD. A pesquisa, ora explicitada, classifica-se segundo a taxionomia de Vergara (2013), sendo assim definida quanto aos fins, utilizando características descritiva, explicativa e aplicada. Para a realização desta pesquisa aplicou-se questionários a discentes de diversos cursos da educação presencial e a distância, da Universidade Estadual do Maranhão, polo São Luís. Com o desenvolvimento do trabalho foi possível observar que de forma geral há um nível de satisfação dos alunos, atribuindo a qualidade de ensino como excelente e bom nos dois sistemas de ensino. Ambas as modalidades utilizam de recursos instrucionais, o que demonstra uso de tecnologias nos dois sistemas de ensino pesquisados. Todos os estudantes afirmaram serem estimulados a participarem de eventos de caráter científico, além de muitos participarem de atividades acadêmicas, porém com predominância de participação dos alunos presenciais. Foram coletadas diversas críticas e/ou sugestões dos alunos. Quanto à visão dos entrevistados sobre a Educação a Distância, percebeu-se que grande parte dos participantes possui um pré-conceito ou visão negativa, quanto a este sistema EaD. Sabe-se que o sistema de Educação a Distância ainda necessita de muitas melhorias, isso é fato, porém devem-se desmitificar vários pré-conceitos que permeiam a sociedade.Palavras-chave: Ensino Superior. Presencial e a distância. Qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-07-2019

Como Citar

FERREIRA GOMES CHAVES, L.; LINS DE SOUSA SILVA, T.; SOUSA COSTA, V.; DA SILVA SANTOS, J. M. QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - EaD COMPARADA AO PRESENCIAL. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 5, n. 1, 2019. Disponível em: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/423. Acesso em: 19 abr. 2024.