INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, BLENDED LEARNING E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: contribuições da IA na aprendizagem on-line a distância

Autores

  • Maurício José Morais Costa
  • Jarbas Campelo Feitosa Filho
  • João Batista Bottentuit Júnior

Resumo

Estudo acerca das contribuições dos recursos baseados em inteligência artificial (IA) e do ensino híbrido (Blended Learning) para a aprendizagem a distância. Objetiva investigar e evidenciar as contribuições dos recursos baseados em inteligência artificial para o Blended Learning e para Educação a Distância. Trata-se de um estudo de natureza exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa que fez uso da pesquisa bibliográfica como instrumento de fundamentação teórica para discutir os contributos da IA e o ensino híbrido para a Educação a Distância. Disserta acerca da Educação a Distância (EaD), a partir de autores como: Moran (2002), Kenski (2010) e Colpani (2018). Aborda os conceitos de inteligência artificial, partindo dos estudos de Maturana (1998) e Kurzweil (2012), Blended Learning dialogando com Valente (2014; 2018), Horn e Staker (2015), e os relaciona com a Educação a Distância, mediante autores como Semensato, Francelino e Malta (2015), Kose (2015), Casa, Ribeiro e Silva (2010). Evidencia que a convergência dos recursos tecnológicos no ensino híbrido favorece a aprendizagem cada vez mais conectada. Destaca que se tem diferentes possibilidades e contributos da IA para a aprendizagem híbrida e on-line, que perpassam inclusive as estratégias de avaliação. Reforça que o ensino imbuído de recursos tecnológicos, sobretudo aqueles baseados em inteligência artificial, tem se tornado cada vez mais imersivo tanto dentro quanto fora dos limites da sala de aula. Afirma que: o avanço das tecnologias, o emprego de inteligência artificial e recursos híbridos podem ser os próximos grandes saltos para a educação, aspecto que pode ser inclusive explorado na Educação a Distância.Palavras-chave: Inteligência Artificial. Blended Learning. Educação a Distância (EaD).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-07-2019

Como Citar

MORAIS COSTA, M. J.; CAMPELO FEITOSA FILHO, J.; BOTTENTUIT JÚNIOR, J. B. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, BLENDED LEARNING E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: contribuições da IA na aprendizagem on-line a distância. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 5, n. 1, 2019. Disponível em: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/428. Acesso em: 23 abr. 2024.