MÍDIAS NA EDUCAÇÃO: revisão sistemática da produção do conhecimento

Autores

  • Erick Renan Xavier de Oliveira

Resumo

A área educacional tem experimentado uma série de inovações tecnológicas em seus processos, possibilitando novas formas de interação, formatos e espaços. É necessário um processo reflexivo acerca da inserção de mídias e seus desdobramentos na educação. Neste estudo, realizou-se o levantamento da produção acadêmica sobre mídias e educação por meio do seguinte questionamento: No Brasil, o que tem sido produzido na academia sobre “mídias” e/na “educação” nos últimos cinco anos? Investigou-se a produção do conhecimento por meio da revisão sistemática da literatura. Foram analisados 35 artigos acadêmicos que tratavam da interseção entre mídias e educação. Na leitura dos artigos, notou-se vasta heterogeneidade de contextos, conteúdos e aplicações de estudos que relacionam mídia e educação. Dos artigos, 10 trabalharam a discussão teórica e 25 estudos contemplaram pesquisas aplicadas. Entre as metodologias utilizadas a que mais se destacou foi a qualitativa. Três eixos temáticos principais foram destacados, a saber: a utilização de mídias impressas, mídias digitais e tecnologias de comunicação e informação. As mídias, recursos e ferramentas que foram utilizadas/mencionadas são em sua maioria audiovisuais, destaque também para as tecnologias de informação e comunicação e as redes sociais virtuais. O panorama traçado pelas leituras remete a um contexto de difusão midiática, cabendo a todos a reflexão sobre como esses meios podem ser apropriados ao contexto educacional e como proporcionam uma visão crítica sobre o processo.Palavras-chave: Mídias. Educação. Revisão Sistemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20-12-2019

Como Citar

XAVIER DE OLIVEIRA, E. R. MÍDIAS NA EDUCAÇÃO: revisão sistemática da produção do conhecimento. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 5, n. 2, 2019. Disponível em: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/449. Acesso em: 25 abr. 2024.