DESENVOLVENDO APLICATIVOS PORTUGUÊS-LIBRAS PARA O AUXÍLIO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Jessica Rocha de Souza Cardoso
  • Dionne Cavalcante Monteiro
  • Raquel da Silva Gomes

DOI:

https://doi.org/10.18817/ticsead.v6i1.466

Palavras-chave:

Surdos. Educação Superior. Aplicativo. Recurso tecnológico.

Resumo

Este trabalho propõe a elaboração de um aplicativo bilíngue (Português-Libras) para o ensino de pessoas surdas que apresenta, em Português e em Língua Brasileira de Sinais, termos específicos, conceitos, uma breve contextualização dos conceitos, textos da disciplina e ementa a partir da proposta da docente. O app foi elaborado a partir dos conteúdos da disciplina Processos Linguísticos, disciplina fundamental do curso de Letras Libras, curso ofertado pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e pode ser utilizado em qualquer área do conhecimento para apresentar termos específicos para alunos surdos. Esta pesquisa justifica-se pelo reconhecimento de uma necessidade apresentada pela comunidade surda ao ingressar no ensino superior, pois que enfrenta dificuldade na compreensão de termos específicos de determinada área. Constatou-se tais barreiras linguísticas por dados bibliográficos e experiências na UEPA ao identificar vivências visuais e linguísticas peculiares dos graduandos surdos. Portanto, busca-se criar estratégias de apoio aos docentes a fim de adaptar conteúdos complexos e dinamizar os conteúdos para formas visuais. No intuito de minimizar as dificuldades enfrentadas pelos graduandos surdos, partiu-se do seguinte problema: como conceber e desenvolver um aplicativo bilíngue (Português-Libras) para docentes que atuam com graduandos surdos, do curso de Licenciatura Plena em Letras Libras da UEPA, buscando potencializar a aprendizagem dos termos específicos da disciplina Processos Linguísticos? O objetivo geral deste trabalho é conceber e desenvolver um aplicativo bilíngue (Português-Libras) para buscar potencializar a aprendizagem dos termos específicos da disciplina Processos Linguísticos. Como resultado da pesquisa constatou-se as dificuldades enfrentadas por graduandos surdos, no que se refere à compreensão de termos e conceitos específicos dentro de determinadas áreas do conhecimento, o aumento significativo de ingresso de pessoas surdas no ensino superior e os benefícios do uso de recursos tecnológicos, tais como aplicativos, na educação de surdos.

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Publicado

13-07-2020

Como Citar

CARDOSO, J. R. de S.; MONTEIRO, D. C.; GOMES, R. da S. DESENVOLVENDO APLICATIVOS PORTUGUÊS-LIBRAS PARA O AUXÍLIO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 6, n. 1, p. 41–54, 2020. DOI: 10.18817/ticsead.v6i1.466. Disponível em: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/466. Acesso em: 28 mar. 2024.