INCENTIVO À INOVAÇÃO NAS PRÁTICAS DOCENTES: formação de professores atuantes nos cursos EaD/UDESC

Autores

  • Márcia Melo Bortolato
  • Alice Demaria Silva Penha
  • Vivian Staroski
  • Carmen Maria Cipriani Pandini

DOI:

https://doi.org/10.18817/ticsead.v6i1.471

Palavras-chave:

Educação a Distância. Formação docente. Tecnologia educacional.

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a criação e desenvolvimento de um curso intitulado Docência na EaD: metodologia UDESC, voltado para os docentes atuantes em cursos desta modalidade na Universidade do Estado de Santa Catarina. O curso, elaborado pela equipe do Multi.Lab.EaD, teve por objetivo refletir sobre a formação de professores a partir das práticas observadas pela equipe de apoio multidisciplinar. A estratégia utilizada na elaboração do curso foi apresentar recursos inovadores do Ambiente Virtual Aprendizagem, o Moodle da UDESC, além de outros recursos disponíveis na web para produção de conteúdos e atividades de aprendizagem, para a articulação entre teoria e prática e auxiliar o professor no seu planejamento do semestre seguinte. Como atividades de aprendizagem do curso de formação, priorizou-se a otimização de esforços dos professores em formação, propondo experiências inovadoras com os conteúdos da disciplina que cada professor iria desenvolver naquele semestre. Após atender a exploração de recursos inovadores, no último módulo, o foco foi a produção da sala virtual da disciplina de cada professor, iniciando pelo planejamento da disciplina. O planejamento foi proposto em uma Matriz Instrucional, metodologia utilizada pelos designers da equipe do Multi.Lab.EaD que, com a consultoria dos tutores, serviu de base para a montagem na sala virtual da disciplina a ser desenvolvida. Ao final do curso, o professor concluía a formação com sua sala pronta, tendo uma proposta inovadora para receber os alunos e desenvolver o processo de ensino-aprendizagem.Palavras-chave: Educação a Distância. Formação docente. Tecnologia educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-07-2020

Como Citar

BORTOLATO, M. M.; PENHA, A. D. S.; STAROSKI, V.; PANDINI, C. M. C. INCENTIVO À INOVAÇÃO NAS PRÁTICAS DOCENTES: formação de professores atuantes nos cursos EaD/UDESC. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 6, n. 1, p. 55–69, 2020. DOI: 10.18817/ticsead.v6i1.471. Disponível em: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/471. Acesso em: 20 abr. 2024.