AMBIENTE DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE BIOLOGIA FORENSE

Autores

  • Danieli Simões
  • Sônia Alvim Veiga Pileggi
  • Dalva Cassie Rocha

Resumo

O professor deve instruir e mediar os seus alunos na prática docente, tornando a aprendizagemum processo mais efi caz, onde o aluno constrói e reconstrói o seu conhecimento por meio de ferramentasdidáticas. O objetivo do presente trabalho foi proporcionar uma oportunidade de aprendizagem para oensino de biologia forense baseado na utilização de quizzes eletrônicos como uma ferramenta didático-pedagógica virtual, tanto de apoio à prática docente como também um guia de estudos para alunos. Ouniverso amostral foram 15 alunos do 2° ano e 3° ano da Licenciatura em Ciências Biológicas da UniversidadeEstadual de Ponta Grossa. Foram desenvolvidos dois quizzes eletrônicos o primeiro denominado quizz simplespara levantar o conhecimento prévio dos alunos e orientar a elaboração de uma aula informativa, cujo acessoonline deveria ser espontâneo. O segundo, denominado quizz elaborado também foi apresentado aos alunospara que acessassem de forma espontânea no ambiente virtual. Os resultados do quizz simples mostraramcompetências e defi ciências sobre o tema abordado, que foram consideradas para a construção da aulainformativa. Houve 20 visualizações da aula no período de uma semana, contudo o acesso espontâneo aessa aula por esses alunos não foi verifi cado. O recurso tecnológico didático foi apresentado como umametodologia diferenciada de ensino e como ambiente de aprendizagem, contribuindo para o processo deconstrução do conhecimento, de forma autônoma. Entretanto, são necessárias ações contínuas centradasno aprendiz, como aqui apresentadas para que essa autonomia se efetive.

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Biografia do Autor

Danieli Simões

Discente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Estadual de PontaGrossa (UEPG). Gradua da em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão. Professora em EscolaPública de São Luís, MA. Com experiência na área de Educação Infantil e Anos Inicias do Ensino Fundamental.Tem como objeto de estudo o uso de Tecnologias Digitais na Educação escolar e acadêmica.

Sônia Alvim Veiga Pileggi

Docente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Estadualde Ponta Grossa (UEPG).

Dalva Cassie Rocha

Docente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Estadual dePonta Grossa (UEPG).

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Publicado

10-05-2016

Como Citar

SIMÕES, D.; PILEGGI, S. A. V.; ROCHA, D. C. AMBIENTE DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE BIOLOGIA FORENSE. TICs &amp; EaD em Foco, São Luís, v. 2, n. 1, 2016. Disponível em: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/57. Acesso em: 24 abr. 2024.