A UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NO CONTEXTO DA UEMG: adesão para a ampliação e flexibilização do acesso ao Ensino Superior

Autores

  • Adálcio Carvalho de Araújo UAB/UEMG
  • Robert Delano de Souza Correa UAB/UEMG
  • Enil Almeida Brescia UAB/UEMG
  • Ana Carolina Alves Bandeira UAB/UEMG

Resumo

Este trabalho situa-se no debate sobre a Educação a Distância (EaD) no Brasil e, especialmente, acerca do papel do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) para a ampliação do acesso ao Ensino Superior no país. Seu objetivo é discutir o processo de implementação da EaD na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) no contexto da sua adesão ao Sistema UAB. Atualmente (vide 2015), a UEMG desenvolve quatro cursos nesta modalidade de ensino – Licenciatura em Pedagogia, Bacharelado em Administração Pública, Pós-Graduação lato sensu em Gestão Pública e Pós-Graduação lato sensu em Gestão Pública Municipal, e ainda oferta cursos no contexto do Plano Anual de Capacitação Continuada (PACC). A experiência em curso sugere para a importância sine qua non desta modalidade ao cumprimento da missão institucional de uma Universidade multicampi.

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Biografia do Autor

Adálcio Carvalho de Araújo, UAB/UEMG

Coordenador Adjunto do Sistema Universidade Aberta do Brasil na Universidade do Estado de Minas Gerais (UAB/UEMG). Mestrando em Educação pela Faculdade de Educação (FaE/CBH/UEMG). Professor na (FaPP/CBH/UEMG).

Robert Delano de Souza Correa, UAB/UEMG

Professor Pesquisador do Sistema Universidade Aberta do Brasil na Universidade do Estado de Minas Gerais (UAB/UEMG). Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Especialização em Segurança Pública e Complexidade pela Escola Superior Dom Hélder Câmara (ESDHC). Graduação em Administração Pública pela Universidade Federal de Lavras. Professor na FaPP/CBH/UEMG.

Enil Almeida Brescia, UAB/UEMG

Colaboradora Sistema Universidade Aberta do Brasil na Universidade do Estado de Minas Gerais (UAB/UEMG). Mestre em Engenharia Mecânica e graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora na FaPP/CBH/UEMG.

Ana Carolina Alves Bandeira, UAB/UEMG

Professora Pesquisadora do Sistema Universidade Aberta do Brasil na Universidade do Estado de Minas Gerais (UAB/UEMG). Professora da Educação Básica na rede estadual de educação de Minas Gerais. Especialista em Gestão Pública pela Faculdade de Políticas Públicas “Tancredo Neves”, campus Belo Horizonte, UEMG. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. 

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Publicado

27-10-2015

Como Citar

ARAÚJO, A. C. de; CORREA, R. D. de S.; BRESCIA, E. A.; BANDEIRA, A. C. A. A UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NO CONTEXTO DA UEMG: adesão para a ampliação e flexibilização do acesso ao Ensino Superior. TICs &amp; EaD em Foco, São Luís, v. 1, n. 1, 2015. Disponível em: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/6. Acesso em: 28 mar. 2024.