AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO BRASIL (2004-2011): uma análise das estratégias de ensino e dos recursos didáticos utilizados para a prática da pesquisa na educação básica

Autores

  • Christiane Caetano Martins Fernandes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

O presente artigo apresenta dados de uma dissertação de Mestrado, de cunho bibliográfico, caracterizada como “Estado do Conhecimento”, cujo objetivo geral é mapear produções acadêmicas nos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil que abordam a prática da pesquisa como instrumento pedagógico nos anos finais do Ensino Fundamental e em Nível Médio, entre os anos de 2004 a 2011. Os objetivos específicos são identificar, conhecer e analisar nessas produções, as concepções e a abordagem adotada pelos professores sobre tal prática. O corpus para análise foi composto por 31 trabalhos, sendo 30 em nível de mestrado e um de doutorado. Com base na técnica de análise de conteúdo, elegemos três categorias analíticas, com o propósito de uma melhor compreensão do fenômeno investigado. Pelos limites dessa exposição, apresentaremos apenas uma, intitulada “A prática da pesquisa no espaço escolar” em que pudemos identificar e analisar as estratégias de ensino e os recursos didáticos, utilizados pelos professores para a realização desta prática para a aprendizagem do aluno nas etapas da educação básica escolhida para a investigação. Concluiu-se que os docentes recorreram às estratégias que propiciaram ao aluno sua participação ativa no processo investigativo, ao invés de estratégias tradicionais como, por exemplo, a aula expositiva, por considerarem que não permite ao educando aprender a aprender. O recurso didático mais utilizado para os discentes buscarem informações foi à Internet, a qual foi apontada, inclusive, como uma alternativa de combater o ensino tradicional. Para os pesquisadores, por meio da rede mundial, os educandos podem ter acesso a diferentes saberes, evitando, assim, a mera transmissão de conhecimento em sala de aula.Palavras-chave: Estado do conhecimento. Prática da pesquisa. Educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christiane Caetano Martins Fernandes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda em Educação pela UFMSTutora Ead pela UFMS

Downloads

Publicado

07-07-2017

Como Citar

FERNANDES, C. C. M. AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO BRASIL (2004-2011): uma análise das estratégias de ensino e dos recursos didáticos utilizados para a prática da pesquisa na educação básica. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 3, n. 1, 2017. Disponível em: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/88. Acesso em: 24 abr. 2024.