INCLUSÃO DAS TDICS NA PANDEMIA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/ticsead.v7i2.553

Palavras-chave:

Pandemia de COVID-19. Formação Continuada. Salas de Recursos Multifuncionais.

Resumo

Este artigo busca refletir sobre as mudanças que ocorreram no cotidiano escolar, a partir da inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação – TDIC, por meio da implementação do ensino remoto emergencial – ERE, no período de pandemia, ocasionada pelo COVID-19, nas salas de recursos multifuncionais – SRM. Em especial, este trabalho tenta vislumbrar sobre a formação continuada dos professores para o atendimento dessa nova demanda, no que tange o uso das TDIC para um público específico. A questão norteadora deste trabalho foi: os professores receberam formação continuada suficiente para inserir as TDIC nas SRM durante a pandemia? A pesquisa assentou-se teoricamente em autores que discutem sobre as TDIC no ensino, desses destacam-se: Moran (2005), Masetto (2000), Valente (2005) entre outros e autores que discutem sobre a Educação Inclusiva e a inserção das TDIC como: Cortelazzo (2012), Loureiro et al (2020), Viana et al. (2019) e Silva Neto et al (2018). Foi elaborado como instrumento de coleta de dados, um questionário do Google Forms, o qual foi respondido por 17 educadores, atuantes nas salas de recursos multifuncionais da rede pública do Estado do Paraná. Como resultado, percebeu-se que os docentes se esforçaram para dar conta do ensino no período de pandemia, que novas dificuldades surgiram, principalmente em relação à sua formação continuada e ao manuseio das TDIC de forma efetiva. Por isso, o estudo apontou que o trabalho pós-pandemia carece de maior atenção tanto no atendimento dos alunos das SRM como da formação continuada do professor. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23-12-2021

Como Citar

PASSOS, S. de F. C. S. dos .; BERNARDI, V.; FOLTRAN, E. P. .; OLIVEIRA, R. de C. da S. . INCLUSÃO DAS TDICS NA PANDEMIA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS. TICs & EaD em Foco, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 12–29, 2021. DOI: 10.18817/ticsead.v7i2.553. Disponível em: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/553. Acesso em: 21 maio. 2022.