O PAPEL DO PROFESSOR NA MEDIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs)

Autores

  • Daulinda Santos Muniz Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Bruno Santos de Oliveira Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

DOI:

https://doi.org/10.18817/ticsead.v7i2.555

Palavras-chave:

Escola. Professor. Tecnologias Digitais da Informação e Educação (TDICs).

Resumo

O presente trabalho tem como objeto de estudo O Papel do Professor na Mediação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Sua função como mediador e facilitador do processo de ensino e aprendizagem nos direciona para a reflexão sobre o conceito de ser professor, do seu papel e seus atributos para o exercício em sala de aula considerando o universo das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Tem como Objetivo geral analisar o papel do professor na mediação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs); os objetivos específicos estão voltados em compreender como ocorre o uso das TDICs na prática docente em sala de aula; identificar a prática do professor no que concerne ao uso das TDICs e suas contribuições para a aprendizagem do aluno. A construção do referencial teórico se fez a partir de autores como: Arruda (2020), Branco (2019), Buckingham (2010), Luck (2014), Vedovatto (2014), Gewehr (2016) e Zacariotti e Sousa (2019). A problemática que norteia a pesquisa é: qual a função do professor no processo de ensino e aprendizagem subsidiado pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação? No processo metodológico, há a pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, exploratória, com a pesquisa de campo e se estabelecendo no método indutivo, aplicando-se um questionário para o corpo docente da EMEB 3 de setembro, Bom Jardim – MA. O trabalho não se molda na perspectiva do criticismo sobre os diferentes atores aqui apresentados, nem tão pouco sobre os entrevistados ou a escola, mas se justifica no estudo acerca desse profissional sobre sua prática pedagógica. O artigo visa constatar que o professor é figura relevante para o processo de ensino e aprendizagem e nisto há de se discutir sobre sua prática, em concordância com o universo das TDICs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23-12-2021

Como Citar

MUNIZ, D. S.; OLIVEIRA, B. S. de. O PAPEL DO PROFESSOR NA MEDIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs). TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 7, n. 2, p. 108–122, 2021. DOI: 10.18817/ticsead.v7i2.555. Disponível em: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/555. Acesso em: 28 mar. 2024.