IMPACTOS DA PANDEMIA FRENTE AOS DISCENTES DA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Alan Jhones da Silva Santos Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
  • Emília Cabral Medeiros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

DOI:

https://doi.org/10.18817/ticseademfoco.v8i3.588

Palavras-chave:

Educação a Distância. Hábitos de vida. Pandemia. TDICs.

Resumo

A crise da Covid-19 atingiu todas as áreas da sociedade, inclusive, a Educação, o que resultou na suspensão das aulas presenciais de escolas e universidades e, por conseguinte, afetou mais de 90% dos estudantes do mundo. O presente estudo teve como objetivo descrever alguns impactos da pandemia na vida dos alunos da modalidade Educação a Distância (EaD) do Ensino Superior. Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva e de abordagem qualitativa, cujos participantes foram alunos matriculados no último semestre da Graduação em Licenciatura em Química, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Os resultados obtidos demonstraram que, durante a pandemia da Covid-19, o rendimento na execução das atividades do Curso em tempo hábil diminuiu. Dos participantes da pesquisa, 61% apontaram que o tempo de estudo era melhor antes da pandemia, sendo que, durante a pandemia, houve queda desse índice para 17%. Com relação ao tempo de sono, esse quantitativo passou de 53%, antes da pandemia, para 6%, durante a pandemia. Constatou-se que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) que apresentaram maior aumento de uso, durante a pandemia, foram as videoconferências (56%) e os chats (28%). No que concerne aos sentimentos vivenciados, 64% dos participantes se sentiram desmotivados quanto ao Curso durante a pandemia; 42% apresentavam estresse; 58%, ansiedade; e 42% relataram não conseguirem manter o foco. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para a literatura vigente enriquecendo-a com novos conhecimentos.

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Biografia do Autor

Emília Cabral Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

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Publicado

07-12-2022

Como Citar

SANTOS, A. J. da S.; MEDEIROS, E. C. IMPACTOS DA PANDEMIA FRENTE AOS DISCENTES DA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO ENSINO SUPERIOR. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 8, n. 3, p. 23–39, 2022. DOI: 10.18817/ticseademfoco.v8i3.588. Disponível em: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/588. Acesso em: 24 abr. 2024.

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