HIPERTEXTUALIDADE E TECNOLOGIA DIGITAL NO ENSINO REMOTO: percepção de professores do curso de Letras - Português da Universidade Estadual do Maranhão, campus de Timon

Autores

  • Francisco Herbert da Silva Universidade Federal do Piauí
  • Edite Sampaio Sotero Leal Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
  • Wesley Clímaco Sena Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

DOI:

https://doi.org/10.18817/ticseademfoco.v8i3.614

Palavras-chave:

Hipertextualidade. Letramento digital. Tecnologias digitais.

Resumo

A presente pesquisa intitulada “Hipertextualidade e tecnologia digital no ensino remoto: percepção de professores do curso de Letras - Português da Universidade Estadual do Maranhão, Campus de Timon” tem como objetivo geral investigar as percepções dos professores do curso de Letras - Português da UEMA, Campus de Timon, sobre o uso do hipertexto na plataforma SigUEMA, no ensino remoto. Os objetivos específicos da pesquisa são: descrever o tratamento dado pelos professores sobre a ferramenta digital SigUEMA; identificar a percepção dos professores acerca dos recursos da plataforma no ensino remoto e analisar como a plataforma contribui na implementação dos hipertextos no ensino remoto. Os principais autores que contribuíram teoricamente para a pesquisa são: Coscarelli (2009); Oliveira (2020) e Marcuschi e Xavier (2010). A metodologia da pesquisa é de cunho descritivo, qualitativo e de campo, cujo corpus é composto de um questionário com 10 questões, no Formulário Google. O referido questionário foi respondido por 6 (seis) professores da Universidade Estadual do Maranhão, Campus de Timon.  Como forma de organizar os dados, elaboramos quadros contendo as perguntas, parâmetros e respostas. De modo geral, os resultados demonstram a relevância da hipertextualidade para o ensino e, em contrapartida, uma carência nas tecnologias digitais no ensino remoto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

07-12-2022

Como Citar

SILVA, F. H. da; LEAL, E. S. S.; SENA, W. C. HIPERTEXTUALIDADE E TECNOLOGIA DIGITAL NO ENSINO REMOTO: percepção de professores do curso de Letras - Português da Universidade Estadual do Maranhão, campus de Timon. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 8, n. 3, p. 90–105, 2022. DOI: 10.18817/ticseademfoco.v8i3.614. Disponível em: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/614. Acesso em: 29 mar. 2024.