DESCONSTRUIR A PRÁTICA PARA RECRIAR A TEORIA: como formamos professores para a educação inclusiva

Autores

  • José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Maria Isabel Sampaio Dias Baptista Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Maria Teresa Eglér Mantoan Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.18817/ticseademfoco.v8i2.630

Palavras-chave:

Formação de professores. Inclusão escolar. Filosofia da diferença. Educação a Distância.

Resumo

Neste artigo, apresentamos o que o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED), da Faculdade de Educação (FE) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), tem produzido, recentemente, visando à formação continuada de professores. Referimo-nos, mais especificamente, às ações que contam com o apoio da Escola de Extensão da UNICAMP (EXTECAMP). Tratamos de nossas experiências na construção e desenvolvimento de Cursos de Difusão Cultural, que têm nos proporcionado a possibilidade de desconstruir o conhecimento educacional tradicionalmente baseado nos ritos da Modernidade. Apresentamos o que temos conseguido implementar e desenvolver por meio de projetos formativos, em pequena e larga escalas. Enquanto criadores e professores de alguns dos cursos que são oferecidos pelo Laboratório, implementamos novas maneiras de tornar o processo de formação docente, a distância, mais próximo da realidade escolar vivida por aqueles que estão no “chão da escola”. Outra preocupação tem sido a atenção à acessibilidade dos conteúdos. A partir das avaliações dos cursos, os participantes nos revelaram o impacto que esse tipo de formação tem em suas práticas e estudos. Constatamos a força positiva que a composição entre filosofia, literatura e arte, próprias da estética inovadora desses cursos do LEPED, tem trazido para a formação desses professores participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-08-2022

Como Citar

LANUTI, J. E. de O. E.; BAPTISTA, M. I. S. D.; MANTOAN, M. T. E. DESCONSTRUIR A PRÁTICA PARA RECRIAR A TEORIA: como formamos professores para a educação inclusiva. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 8, n. 2, p. 103–116, 2022. DOI: 10.18817/ticseademfoco.v8i2.630. Disponível em: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/630. Acesso em: 19 abr. 2024.