AUTISMO, HISTÓRIAS INFANTIS CLÁSSICAS: uso de tecnologias digitais na sala de recursos multifuncionais

Autores

  • Stéphani Vilela Ferreira Custódio Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Anita de Oliveira Miyashiro Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Thaís de Almeida Rosa Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Adriana Aparecida de Lima Terçariol Universidade Nove de Julho - UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.18817/ticseademfoco.v8i2.633

Palavras-chave:

Desenho Universal. Educação Inclusiva. Histórias. Aprendizagem.

Resumo

Este estudo teve como principal finalidade apresentar e analisar uma experiência com o uso de histórias infantis clássicas e tecnologias digitais em uma Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), de um município do Estado de São Paulo. Essa vivência ocorreu no ano de 2021, com o retorno do ensino presencial, momento no qual surgiu a necessidade de implementar um projeto que contemplasse os estudantes atendidos, buscando oportunizar e facilitar a aprendizagem, especialmente de estudantes com espectro autista. Para a concepção dessa proposta, adotou-se como parâmetro o Desenho Universal de Aprendizagem (DUA), que contribuiu com o desenvolvimento dos estudantes, dentro e fora do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os principais resultados evidenciaram a eficiência dessa proposta planejada e implementada no âmbito do AEE, aproveitando as adaptações ou recursos produzidos para atender as particularidades dos estudantes público-alvo da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, pois foram desenvolvidas de forma diversificada, oportunizando novas reflexões e diversas maneiras de se aprender, considerando sempre as potencialidades e a diminuição das barreiras. O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) ampliaram as possibilidades dentro do contexto vivenciado, oportunizando uma aprendizagem mais equitativa, inclusiva e significativa, partindo das particularidades de cada aluno, visando seu desenvolvimento de forma integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-08-2022

Como Citar

CUSTÓDIO, S. V. F.; MIYASHIRO, A. de O.; ROSA, T. de A.; TERÇARIOL, . A. A. de L. AUTISMO, HISTÓRIAS INFANTIS CLÁSSICAS: uso de tecnologias digitais na sala de recursos multifuncionais. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 8, n. 2, p. 153–169, 2022. DOI: 10.18817/ticseademfoco.v8i2.633. Disponível em: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/633. Acesso em: 25 abr. 2024.