Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Serão publicados textos que resultem de trabalhos de investigação originais e que discutam sobre questões situadas no âmbito da Educação a Distância e no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs, cujos autores integrem, preferencialmente, um programa de pós-graduação;
  • Serão aceitas submissões de mestrandos, mestres, doutorandos e doutores;
  • O trabalho deverá ter no máximo quatro autores, os quais assumem o compromisso do não submetimento dessas mesmas pesquisas a outras revistas. Os conteúdos dos textos e as opiniões neles expressas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores;
  • A submissão passará por análise de plágio e deverá obedecer às normas exigidas pela Revista TICs & EaD em Foco. Em caso de não conformidade com as normas, será devolvida aos autores com as observações para a adequação e definição de prazo para retorno. Caso haja ocorrência de plágio, o trabalho não será aceito para publicação;
  • Se o texto estiver de acordo com as normas da revista e for considerado pelo editor-chefe como potencialmente publicável, será enviado aos avaliadores (avaliação duplo-cega). Após essa etapa, os autores serão informados do aceite ou recusa do trabalho.

Diretrizes para Autores

Normas para Submissão:

 O trabalho submetido deverá estar em conformidade com os itens abaixo, tendo os autores total responsabilidade em verificar:

- Adequação às áreas de concentração da revista;

- Originalidade, não devendo estar sendo avaliado para publicação por outra revista.  A submissão pode ser em português, inglês ou espanhol;

- Apresentação do arquivo em formato Microsoft Word, tamanho A4, justificado, espaçamento entre linhas de 1,5 cm, fonte Arial e tamanho 12;

- Inserção das figuras e tabelas no texto, seguindo as regras da ABNT/NBR, de igual modo devem ser as citações e referências bibliográficas.

Além das normas acima citadas, a submissão deve respeitar, também, as normas específicas:

  • ARTIGO

Todos os artigos devem ter no mínimo 15 e no máximo 20 laudas. As referências bibliográficas da publicação devem ser colocadas no texto (sobrenome do autor, ano e página), e os outros dados, no item Referências. As notas de rodapé destinam-se a informações ou esclarecimentos adicionais que não podem ser incluídos no texto, cuja escrita deve ser na 3ª pessoa do singular. Os artigos devem apresentar a sequência a seguir:

- Título em português;

- Nome dos autores, titulação, instituição e endereço de e-mail;

- Resumo, devendo conter no mínimo 200 e no máximo 250 palavras;

- Palavras-chave: no máximo quatro palavras, separadas por ponto e com inicial maiúscula;

- Título em inglês, Abstract e Keywords;

- Título em espanhol, Resumen e Palabras clave;

- Texto;

- Referências;

  • RESENHA

Todas as resenhas de obras devem ser editadas há no máximo três anos, não devendo ultrapassar o limite de seis laudas. Ademais, devem ser escritas na 3ª pessoa do singular, apresentando a seguinte sequência:

- Título específico da resenha;

- Nome do resenhista, titulação e instituição a que pertence;

- Referências completas da obra: título, cidade, editora, ano, nº de páginas, sobrenome e nome do autor;

- Palavras-chave: no máximo quatro palavras;

- Texto;

  • ENTREVISTA

As entrevistas não podem ultrapassar dez laudas e devem apresentar a sequência descrita abaixo:

- Título;

- Nome do entrevistado e do entrevistador;

- Apresentação da entrevista e do entrevistado;

- Transcrição;

 

Critérios de Avaliação:

O parecer dos avaliadores é baseado nos seguintes parâmetros:

- ARTIGO: Consistência do título em relação ao conteúdo produzido; contextualização do resumo, devendo apresentar descrição e importância do problema, objetivo do artigo, metodologia empregada e resultados encontrados; consistência da pesquisa científica e, por conseguinte, coerência interna do trabalho no que se refere ao objetivo, referencial teórico, procedimento metodológico e discussão dos resultados; relevância do artigo para a área de estudo e adequação da escrita à norma culta da língua portuguesa.

- RESENHA: Clareza informativa, crítica e crítico-informativa; apresentação do conhecimento produzido para a área da Educação a Distância; consistência na exposição sintética do conhecimento do livro resenhado; adequação da escrita à norma culta da língua portuguesa.

 

Área de Concentração da Revista TICs & EaD em Foco (linhas de investigação):

- Estudo da Arte sobre TICs e/ou EaD;

- Avaliação da Aprendizagem na EaD e/ou mediadas pelas TICs;

- Formação de Professores para a EaD e/ou para o uso das TICs;

- Metodologias e Práticas Educativas na EaD e/ou para o uso das TICs.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.