EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:

evidências de uma Instituição Federal de Ensino

Autores

  • Jackson Manuel Neves Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Diego Luz Moura Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.18817/ticsead.v7i1.520

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar os motivos preponderantes da evasão de alunos de cinco cursos de formação técnica profissional de nível médio subsequente na modalidade Ensino a Distância - EaD, em uma Instituição de Ensino Federal. A pesquisa é do tipo exploratória, e foi utilizada uma abordagem quantitativa, sendo aplicado um questionário eletrônico, enviado por e-mails disponibilizados pela Instituição, no qual se buscou identificar o perfil dos alunos, assim como identificar os principais motivos que os levaram a evadir de seus cursos. Obteve-se, ao final da pesquisa, a resposta de 28 alunos, o que pode ser considerado um número baixo, contudo se conseguiu extrair respostas dos cinco cursos analisados. A dificuldade em se adquirir respostas para os questionários reflete em uma das maiores causas apontadas pelos alunos para a evasão: a presença de motivação. Além desta, falta de planejamento e de domínio no manuseio das ferramentas utilizadas pela plataforma Moodle. Os participantes afirmam sentir falta de uma maior relação interpessoal entre alunos, tutores e professores. Assim sendo, a partir dos resultados da pesquisa, conclui-se que os motivos de evasão dos alunos de ensino técnico subsequente na modalidade EaD são semelhantes aos de outros níveis e modalidades, conforme apontam os estudos apresentados neste trabalho.   Palavras-chave: Educação a Distância. Evasão Escolar. Educação Profissional.

Referências

ALMEIDA, O. C. S. Evasão em cursos a distância: análise dos motivos de desistência. In: 14 Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Santos–São Paulo, Brasil. 2008.

BAGGI, C. A. S; LOPES, D. A. Evasão e avaliação institucional no ensino superior: uma discussão bibliográfica. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 16, n. 2, p.355-374, jul. 2011.

BITTENCOURT, G. P. Evasão na educação a distância do ensino superior: estudo de caso no 1° curso de administração EAD da UFRGS. Monografia (Especialização) - Curso de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

BITTENCOURT, I. M; MERCADO, L. P. L. Evasão nos cursos na modalidade de educação a distância: estudo de caso do Curso Piloto de Administração da UFAL/UAB. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, [s.l.], v. 22, n. 83, p.465-504, jun. 2014.

BRASIL. Decreto nº 9057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta O Art. 80 da Lei Nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996, Que Estabelece As Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília.

BRASIL. Lei nº 11892, de 29 de dezembro de 2008. Institui A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Cria Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e Dá Outras Providências. Brasília.

Censo EAD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2016 = Censo EAD.BR: analytic report of distance learning in Brazil 2016 [livro eletrônico]/[organização] ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância; [traduzido por Maria Thereza Moss de Abreu]. Curitiba: InterSaberes, 2017.

COELHO, Maria de Lourdes. A Evasão nos Cursos de Formação Continuada de Professores Universitários na Modalidade de Educação a Distância. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2001.

COLPANI, Rogério. Educação a Distância: identificação dos fatores que contribuíram para a evasão dos alunos no Curso de Gestão Empresarial da Faculdade de Tecnologia de Mococa. EaD Em Foco, v. 8, n. 1, 2018.

CORRÊA, P. S.; LACERDA, F. K. D. EaD e evasão no polo de Nova Friburgo: identificando causas e propondo soluções. In: VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2011, Ouro Preto/MG.

ENSSLIN, L; VIANNA, W. B. O design na pesquisa quali-quantitativa em engenharia de produção–questões epistemológicas. Revista Produção Online, v. 8, n. 1, 2008.

GELATTI, L. S. Estudo analítico da oferta de cursos de educação profissional e tecnológica na modalidade de educação a distância. Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação do Ministério de Educação do Brasil (CEB/CNE/MEC), Brasília, 2014, 147f.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1998.

MACEDO, M. G. M. Educação profissional a distância: histórico, análise e tendências. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [s.l.], v. 1, n. 6, p.2-8, 4 abr. 2016.

MAIA, M. de C.; MEIRELLES, F. de S. Tecnologias de informação e comunicação e os índices de evasão nos cursos a distância. In: Proceedings of 12th International Congress of Distance Education. 2005.

MARTINS, L. B; ZERBINI, T. Educação a distância em instituições de ensino superior: uma revisão de pesquisas. Rev. Psicol., Organ. Trab., Florianópolis, v. 14, n. 3, p. 271-282, set. 2014 .

MARTINS, R. X. Por que eles desistem? Estudo sobre a evasão em cursos de licenciatura a distância. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, X, Anais... Belém. 2013.

MILL, D. Educação a Distância. Rev. Educ. Púb., v.25, n.59/2, p.432-454, 2016.

OLIVEIRA, P. R; OESTERREICH, S. A; ALMEIDA, V. L. Evasão na pós-graduação a distância: evidências de um estudo no interior do Brasil. Educação e Pesquisa, v. 44, p.1-20, 4 set. 2017.

REINO, Lucianny Raihanny Alves Cavalcante et al. Análise das Causas da Evasão na Educação a Distância em uma Instituição Federal de Ensino Superior. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2015. p. 91.

SILVA FILHO, R. L. L. et al. A evasão no Ensino Superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 132, set./dez. 2007.

VILAÇA, M. L. C. Educação a Distância e Tecnologias: conceitos, termos e um pouco de história. Revista Magistro, v. 2, n. 2, 2010.

Downloads

Publicado

09-07-2021 — Atualizado em 12-07-2021