A FUNÇÃO DO NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA A PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS EM CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO CAMPUS ZONA LESTE DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)

Autores

  • Ilane Ferreira Cavalcante Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN
  • Márcia de França da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN https://orcid.org/0000-0002-8521-3712
  • Elizama das Chagas Lemos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN https://orcid.org/0000-0002-8350-1411

DOI:

https://doi.org/10.18817/ticsead.v7i2.562

Resumo

Este trabalho faz uma revisão acerca das funções que o Núcleo de Assistência a pessoas com necessidades específicas (NAPNE) do Campus Zona Leste do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) vem desenvolvendo na assistência aos estudantes com deficiência desde a sua criação. O estudo apresenta o pioneirismo do IFRN em ações de assistência estudantil e seu desenvolvimento, ainda em processo, nas ofertas de cursos a distância. O Campus Zona Leste, anteriormente chamado Campi Educação a Distância, tem como principais ofertas cursos de Educação a Distância (EaD) de nível médio subsequente, licenciatura, tecnólogos, especialização e Formação Inicial e Continuada (FIC), voltados para a formação de professores e para a educação profissional. À luz de documentos e dados oficiais, o texto reflete sobre o conceito de inclusão e o NAPNE como instrumento nesse processo, com base em dados de matrícula de pessoas com deficiência no campus e considerando a EaD como uma possibilidade de ampliação de acesso à educação das pessoas com deficiência. O NAPNE do campus tem desenvolvido ações de apoio à permanência e ao êxito de estudantes com deficiência, tais como: oficinas, acompanhamento de estudos, suporte às práticas pedagógicas docentes e eventos de esclarecimento à comunidade. Palavras-chave: Educação Inclusiva. Educação a Distância. Educação Profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23-12-2021

Como Citar

FERREIRA CAVALCANTE, I.; DE FRANÇA DA SILVA, M.; DAS CHAGAS LEMOS, E. A FUNÇÃO DO NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA A PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS EM CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO CAMPUS ZONA LESTE DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN). TICs & EaD em Foco, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 123–141, 2021. DOI: 10.18817/ticsead.v7i2.562. Disponível em: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/562. Acesso em: 21 maio. 2022.