APONTAMENTOS SOBRE AS COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES E AS POSSIBILIDADES DO METAVERSO PARA A EDUCAÇÃO

Autores

  • Wendla Mendes Silva Borges Universidade Estadual do Maranhão - Uema
  • Ilma Vieira do Nascimento Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Sannya Fernanda Nunes Rodrigues Universidade Estadual do Maranhão - Uema

DOI:

https://doi.org/10.18817/ticsead.v9i2.671

Palavras-chave:

Competência digital; desenvolvimento profissional de professores; metaverso; revisão sistemática de literatura.

Resumo

O presente texto pretende discutir sobre o trabalho pedagógico de professores, a competência informacional e digital que o professor precisa ter para o seu desenvolvimento profissional e das práticas pedagógicas que desenvolvem. Discute de forma dialética e crítica a relação entre: a competência digital da BNCC que deve ser trabalhada e consolidada até o final da Educação Básica e a competência informacional e digital que o professor precisa ter para o seu desenvolvimento profissional. Demonstra-se o conceito de metaverso e como estas se aplicam às práticas educativas inovadoras. Para isso, realizou-se uma breve revisão sistemática de literatura, analisada numa perspectiva qualitativa, situando metodologias de ensino e possibilidades educacionais nos textos selecionados das bases estudadas. Desta forma, conclui-se ser importante não somente a oferta de formação continuada aos professores, mas a garantia dessa formação, visando habilitá-los para o exercício profissional, alicerçada no uso das tecnologias digitais que proporcione habilidade informacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21-12-2023

Como Citar

BORGES, W. M. S.; NASCIMENTO, I. V. do; RODRIGUES, S. F. N. APONTAMENTOS SOBRE AS COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES E AS POSSIBILIDADES DO METAVERSO PARA A EDUCAÇÃO. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 9, n. 2, p. 6–23, 2023. DOI: 10.18817/ticsead.v9i2.671. Disponível em: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/671. Acesso em: 27 abr. 2024.