O USO DA PLATAFORMA KAHOOT! COMO MÉTODO DE AVALIAÇÃO NO ENSINO TÉCNICO

Autores

  • Andreza Luana da Silva Barros Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Gabriel Pereira Castro Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Cleilton Magalhães da Silva Universidade Estadual do Maranhão - Uema
  • Claudiene Diniz da Silva Universidade Estadual do Maranhão - Uema

DOI:

https://doi.org/10.18817/ticsead.v9i2.672

Palavras-chave:

Avaliação; tecnologia educacional; Kahoot!; ensino técnico.

Resumo

A avaliação educacional, em qualquer nível, foi impactada pelas mudanças tecnológicas. Este artigo objetiva refletir sobre o uso de jogos digitais como ferramentas avaliativas, utilizando o Kahoot!. Trata-se de uma plataforma disponível na Internet que possibilita a criação de atividades educativas em forma de jogos digitais. Para embasar nosso estudo quanto à avaliação e as ferramentas tecnológicas associadas à educação, utilizam-se como pressupostos teóricos os autores Demo (2004, 2009), Luckesi (2003), Morán (2015, 2018) e Bottentuit Junior (2017). Para esses autores, as tecnologias digitais modificaram a educação no que tange à disseminação de informação, à relação professor-aluno e às novas formas de aprendizagem. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa com um docente e alunos de uma escola técnica de São Luís do Maranhão. A metodologia utilizada consiste em pesquisa bibliográfica, exploratória, descritiva e quali-quantitativa. Os resultados mostraram que o Kahoot! é um item colaborativo para a construção de atividades avaliativas dinâmicas, contribui para a interação entre professor e aluno, garantindo a construção de conhecimentos mais sólidos. Diante das discussões apresentadas no texto, considera-se que a plataforma Kahoot! é uma ferramenta adequada para ser utilizada no processo avaliativo de cursos de nível técnico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21-12-2023

Como Citar

BARROS, A. L. da S.; CASTRO, G. P.; SILVA, C. M. da; SILVA, C. D. da. O USO DA PLATAFORMA KAHOOT! COMO MÉTODO DE AVALIAÇÃO NO ENSINO TÉCNICO. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 9, n. 2, p. 24–40, 2023. DOI: 10.18817/ticsead.v9i2.672. Disponível em: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/672. Acesso em: 27 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)